icon-plus
Postado em 27/09/2011 - 8:51
Rainha do Bordado
Nina Gazire

Jazz Domino Holly, filha de Joe Strummer, usa o artesanato como forma de ativismo político

Um dos refrões de protestos mais famosos de todos os tempos está na canção London Calling, da banda punk inglesa The Clash. Na voz de Joe Strummer, líder da banda, o hino conclamava aos plebeus da rainha a insurgência contra a conformidade e a desigualdade social do país. Seguindo o espírito rock n’ roll de seu pai, Jazz Domino Holly _ filha de Joe Strummer _ resolveu se enveredar pelo ativismo político, porém, não pelas vias da música.

Foi no Craftivismo _ interseção entre arte e ativismo que utiliza técnicas artesanais como bordado, tricô e patchwork como plataforma de protesto_ que Jazz vem pregando a igualdade de gênero e alternativas mais sustentáveis para um mundo de consumo desenfreado.”O artesanato é o antídoto perfeito para o excesso da produção em massa. Aprender uma técnica de produção auto-sustentável nos possibilita expressar não só nossa individualidade, mas também a nossa originalidade frente ao consumo passivo dos produtos industrializados”, afirma a artesã rebelde em entrevista ao jornal britânico Guardian. 

Recentemente, ela publicou o livro Queen of Crafts, onde escreve sobre o Craftivismo, feminismo, além de ensinar técnicas e dar dicas sobre as mais variadas formas de artesanato consciente. O livro ainda não possui data de publicação no Brasil, mas se você possui um Kindle pode encontrá-lo na loja on-line Amazon.