icon-plus
Postado em 21/08/2012 - 8:51
Rainha do slogan
Nina Gazire

Nova instalação de Barbara Kruger ocupa museu americano questionando a sociedade de consumo

O-barbarakrugerinstallation2retouched-570

Foi como designer e trabalhando para o projeto gráfico da editora norte-americana Condé Nast que a artista Barbara Kruger descobriu o poder de persuasão da mídia e seu papel fundamental de incentivar o consumo e estereótipos na sociedade capitalista. Unindo enunciados e legendas de contextos diferentes aos das imagens que ela selecionava no arquivo da editora, Kruger começou construindo uma gramática própria e de tom revolucionário, sempre em matizes vermelhos e fotos em preto e branco. 

Em seu mais novo trabalho, Belief + Doubt, que ocupa o lobby inferior do Museu Hirschhorn, localizado em Washington DC, Kruger retira as colagens com imagens de campo para dar destaque às palavras. Seus tradicionais slogans foram impressos em adesivos de vinil _ medindo 12 metros de altura e colados no chão, teto e escadas rolantes_ preenchendo o espaço interno do museu com afirmativas e indagações que dificilmente nos fazemos em nosso contato com o mundo ubíquo da publicidade.

“Você quer, você compra, você esquece” ou “Quem está acima da lei? Quem fala? Quem cala?” são algumas algumas das declarações _ intercaladas por pouquíssimas imangens, como um olho ou um emoticon sorridente_ que os anúncios da revolução particular de Kruger reverberam nesta nova criação que é eco de um grito iniciado na década de 1970, quando ela abandonou o design para se tornar uma artista. No contexto, perguntas provocativas são respondidas por afirmações contraditórias que lidam com a cultura do consumo.

Em entrevista ao The Wall Street Journal, Kruger declarou que as perguntas são pertinentes no período de eleitoral que a sociedade americana vive. Já o Huffington Post afirma que a revolta da artista tem um alvo concreto que vai muito além da ideologia capitalista que ela costuma refutar. “A ocupação textual Kruger ganha significado adicional à luz da sua recente demissão do Conselho de Curadores no MOCA, o Los Angeles instituição recentemente passando por uma onda de transformação e de crítica”, afirmou o jornal em artigo recente. Após servir no conselho por anos, Kruger deixou o museu em julho passado , alegando que a “o papel dos museus atualmente é o de marginalizar as Artes Visuais cada vez mais, uma vez que se tornaram centros focados apenas em ganhar com o mercado secundário de arte.” A instalação site-specific Belief + Doubt ficará em cartaz até o ano de 2014.