Ramonn Vieitez realiza sua terceira exposição individual no Recife

A mostra é uma continuação da exposição homônima apresentada em junho do ano passado na Galeria Portas Vila Secas, no Rio de Janeiro

Publicado em: 11/04/2016

Categoria: Agenda

trabalho de Ramonn Vieitez que integra à exposicão (Foto: Divulgação)

No dia 13 de abril, às 19h, o artista pernambucano Ramonn Vieitez fará sua terceira individual no Recife, na Galeria Massangana, do Museu do Homem do Nordeste.  A exposição, intitulada Assim (Enjoy the Silence), vai apresentar cerca de 20 telas selecionadas pelo curador Bernardo Mosqueira. No dia da abertura, será lançado um vídeo sobre o artista, realizado pelo coletivo Surto & Deslumbramento, falando sobre seu processo de trabalho.

Segundo o curador, durante a seleção foram identificados dois grupos de obras bastante significativos. Ambos com figuras masculinas e jovens. O primeiro com personagens situados em situações mais oníricas, e o segundo em situações de risco, de violência, de mistério. A opção curatorial foi por esse último grupo, do qual faz parte da série intitulada Assassinos, cujo estímulo e inspiração vêm da frase “pinte o que somos”. Esse trabalho teve início em pesquisas iconográficas feitas pelo artista em jornais e revistas, mas logo adentrou num outro universo, em que imperam os personagens retratados nas telas.

As telas escolhidas trazem esse personagem misterioso, que não se apresenta como bom, ruim, louco, violento.  Ramonn lança o desafio dessa interpretação para o espectador, que fica livre para buscar e perceber a identidade emergente de cada obra.

Esse mistério e essa espécie de indefinição, de dúvida, norteou, segundo o curador, a escolha do título da mostra, Assim (Enjoy the Silence). “Essa palavra é muito afirmativa, mas suscita complementos. Assim como? Assim por quê? Assim o que? O mistério dessas figuras foi o grande combustível para minhas conversas com Ramonn. Não sabemos se elas são vítimas, mártires, criminosos… Além disso, elas nos dão a sensação de que aqueles personagens estão na iminência de fazer algo grandioso, ou vivem os momentos sequentes a ações também grandiosas”, diz o curador.

Serviço
Museu do Homem do Nordeste
Avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte, Recife
De 14 de abril a 22 de maio
De terça a sexta-feira, das 8:30h às 17h; sábados e domingos das 14h às 18h
Tel.: (81) 3073 6340

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.