Ray Bradbury na tela

Nina Gazire

Publicado em: 06/06/2012

Categoria: Selects, Vídeo

A seLecT faz uma seleção com as melhores adaptações para cinema e tv da obra do mestre da ficção científica, falecido hoje

Ray-bradbury-author-of-fahrenheit-451

Faleceu hoje na California, aos 91 anos, Ray Bradbury, considerado um dos grandes ícones da literatura de ficção científica do século passado. Bradbury é conhecido pelo seu romance mais famoso, Farenheit 451, publicado pela primeira vez em 1953. O prolífico escritor, porém, é autor de quase 600 contos, vários poemas, ensaios e peças.

E justamente no cinema e na TV que a obra de Bradbury ganhou suas adaptações mais prestigiadas. Entre as mais conhecidas, está o filme Farenheit 451 que François Truffaut dirigiu em 1966. A relação do escritor com o cinema vai além das adaptações e teve início em 1953, quando ele também escreveu o roteiro do primeiro filme produzido em 3-D  pela Universal Studios chamado A ameaça veio do espaço (It Came From Outer Space).

Em homenagem a Ray Bradbury, a seLecT realiza uma seleção de filmes e séries televisivas adaptados por outros diretores ou escritas pelo gênio da ficção científica:

A ameaça veio do espaço – 1953

Primeiro roteiro escrito por Ray Bradbury, lançado como um romance em 2003.

All summer in a day – 1982

Filme baseado em um conto Medicine for Melancholy, escrito por Bradbury em 1959.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=MydN-3mstak

Moby Dick – 1956

Adaptação cinematográfica do romance de 1956 de Herman Melville Moby-Dick. Foi dirigido por John Huston, mas o roteiro é de Ray Bradbury.

http://www.youtube.com/watch?v=RcOX9vLm2GY

The Illustrated Man – 1962

Este filme é baseado na história Illustrated Man. Foi adaptado para o cinema por Ray Bradbury e contém o prólogo, e três histórias curtas do livro homônimo. No entanto, o filme recebeu críticas ruins.

As Crônicas Marcianas – 1980

A série As Crônicas Marcianas é uma das obras mais famosas do autor e se tornaram uma minissérie de TV em três partes, estrelada por Rock Hudson.

http://www.youtube.com/watch?v=BqkcYyUVe40

The Ray Bradbury Theater – 1985 a 1992

De 1985 a 1992 Bradbury apresentou uma série de TV, The Ray Bradbury Theater, para a qual ele adaptou 65 histórias suas para a TV.

http://www.youtube.com/watch?v=EyTTU8xcLyE

Farenheit 451 – 1966

Adaptação de François Truffaut da obra mais famosa do escritor

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.