icon-plus
Postado em 07/08/2015 - 7:15
Re-Gênese
Luciana Pareja Norbiato

Ikrek, editora que acaba de ter uma de suas publicações adquirida pelo MoMA, faz lançamento de Tábula, de Edith Derdyk, na Feira Tijuana, que acontece na Casa do Povo no sábado (8/8)

Tabula_savethedate2

Legenda: Tábula, de Edith Derdyk, publicado pela editora especializada em livros de artista

Depois de ter sua primeira publicação integrada ao acervo do MoMA – o livro-obra Partitura, que também marcou a estreia de Sandra Cinto na coleção da instituição norte-americana -, o que esperar da Ikrek Edições? O lançamento de Tábula, de Edith Derdyk, durante a Feira Tijuana, dedicada a publicações de arte, cuja 8ª edição acontece na Casa do Povo neste sábado (8/8), às 16h.

Tábula é inspirado na transcriação do Gênesis bíblico publicada por Haroldo de Campos em 1993 no livro Bere’Shith – A Cena da Origem, junto com a adaptação do Livro de Jó. Em sua pesquisa sobre o trabalho de Campos, Derdyk utilizou como base a primeira página de cerca de 80 bíblias em diferentes formatos, tipologias e idiomas. É nelas que começa o Gênesis, ou o momento da criação do mundo e dos homens, o início de tudo. 

Da sobreposição dessas páginas, a artista extraiu imagens que problematizam a questão da fidelidade do texto original, em aramaico, nas suas traduções, principalmente em português, e também da compreensibilidade. O resultado são cem páginas ilustradas por essas imagens que apenas dão pistas de seu conteúdo, como um vislumbre do mistério sagrado. 

Com páginas dobradas, em vez de seguir uma encadernação tradicional, o livro permite percursos não lineares e diferentes a cada apreciação. Tábula sai numa tiragem de 50 exemplares assinados pela artista (preço sob consulta).