Recorde Latino-americano

Diego Rivera supera Frida Khalo ao ter sua tela leiloada pelo valor mais alto já pago a uma obra de artista latino-americano

Ana Abril

Publicado em: 20/05/2016

Categoria: Da Hora, Mercado de Arte

Baile en Tehuantepec, de Diego Rivera (Foto: DiegoRivera.org)

Uma semana depois de seLecT ter anunciado a venda recorde de uma tela de Frida Kahlo por US$ 8 milhões de dólares, um quadro de Diego Rivera, marido da artista mexicana, superou a marca anterior. A obra em questão é Baile en Tehuantepec e foi vendido por US$ 15,7 milhões pela casa de leilões Phillips.

O comprador de uma das maiores telas do muralista mexicano é Eduardo Constantini, colecionador argentino, fundador e presidente do Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba). Constantini disse estar a procura da tela há 21 anos. A busca começou quando o argentino viu o quadro em um leilão de Sotheby´s, mas não conseguiu adquiri-lo. Na ocasião, Constantini teve que escolher entre Rivera e Kahlo, e acabou comprando El autorretrato de Frida, peça chave da coleção do Malba.

O percurso da tela começará em uma exposição sobre modernismo mexicano no Philadelphia Museum of Art, e continuará pela feira de arte contemporânea ARCOmadrid até finalmente descansar no Malba, em Palermo.

Tags: , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.