Red Bull Station recebe mostras de André Penteado e da dupla Gisella Motta e Leandro Lima

As duas mostras são permeadas pelo tema "fronteiras"

Publicado em: 08/03/2016

Categoria: Agenda

Tags: , ,

Lucas Lima, Red Bull Content Pool Low (Foto: Divulgação)

No último dia 20, Red Bull Station inaugurou duas exposições simultâneas nas quais os artistas foram convidados a lançar um novo olhar sob suas obras. A dupla Gisela e Leandro Lima apresenta a obra Fronteiras_Zero Hidrográfico. A instalação que ocupa a galeria principal do Red Bull Station é um gride ortogonal de lâmpadas fluorescentes flutuantes que ondulam como o mar. É um trabalho que propõe olhar em torno da convenção chamada “zero hidrográfico”, uma medida de segurança náutica resultante da diferença do nível das marés e que serve para orientar a navegação.

A instalação do trabalho no Red Bull Station traz à tona o embate dos habitantes de São Paulo com as enchentes que tomam a cidade. O prédio que recebe agora a obra foi uma das principais usinas geradoras de energia da cidade no começo do século XX, e foi construído na confluência dos rios Saracura, Japurá-Bixiga e Itororó, que por sua vez desaguam no rio Anhangabaú.

Já em Fronteiras_Imigrantes, André Penteado investiga a camada psicológica que envolve o imigrante. Durante os sete anos em que morou em Londres, na Inglaterra, o artista visitou o jardim botânico Kew Gardens onde descobriu um fato inusitado: suas estufas de plantas tropicais são visitadas constantemente por imigrantes originários de países quentes.

São, principalmente, paquistaneses e indianos, em busca de ativar memórias relativas ao tempo deixado para trás. É como se aqueles micro climas, criados e mantidos artificialmente funcionassem como catalisadores de afetos negligenciados na sua atual condição. Foi esta descoberta que impulsionou a criação das três séries fotográficas, ao todo com 29 imagens, do vídeo e da animação que compõem este projeto.

Segundo Fernando Velázquez, curador do Red Bull Station, a intenção foi revisitar esse trabalhos dos artistas com um novo olhar. “São obras que abordam o tema fronteira de uma perspectiva não literal”, diz.

Serviço
Red Bull Station
Praça Da Bandeira, 137, Centro, São Paulo
Até 24 de março
De terça a sexta, das 11h às 20h; sábados, das 11h às 19h
Tel.: (11) 3107-5065

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.