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Postado em 04/10/2011 - 6:10
Remixália-Entrevista com Panetone
Ramiro Zwetsch

“Algumas vezes, um sample cai muito melhor que o original.”

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Cristiano Rosa, 37 anos, é bacharel em letras, mas tornou-se conhecido por divulgar o Circuit Bending, uma prática de investigação em que o suporte pode ser qualquer dispositivo eletrônico. Ele define-se como um “colecionador de sons”.

No atual modelo da indústria fonográfica, quem é beneficiado e quem é prejudicado pela internet?

Acho que todos os artistas são beneficiados, porque, quanto mais pessoas eles atingem, mais pessoas vão aos seus shows. No Circuit Bending, a internet é importante na difusão dos projetos. Na prática não existem patentes ou direitos de autor, todos os projetos são de todos. Quando você encontra um projeto bacana, você é livre para fazer o que quiser com ele, inclusive vender o objeto final como sua obra. Nesse momento não existe mais o projeto eletrônico, e sim um objeto sonoro ou visual assinado por um artista.

A indústria fonográfica tem alguma importância na difusão de sua música?

Meu trabalho trata de objetos sonoros, e não exatamente de música. Nessa prática estou bem distante da indústria fonográfica. Eu construo objetos. Eles produzem sons e eu fico na tentativa de controlá-los por meio da corrente elétrica. Tudo é completamente instável e pode parar a qualquer momento. Algumas vezes meu trabalho é classificado como arte experimental ou áudioinstalação ao vivo.

Se uma música sua for sampleada até ficar irreconhecível, você faria questão de receber direitos autorais?

Algumas vezes, um sample cai muito melhor que o original. Posso citar o caso de um sample de 6 segundos da banda Amen Brothers, que se tornou Amen Breaks, um riff de quase todas as músicas do gênero jungle e drum and bass. Esse sample ainda hoje é vendido pela indústria fonográfica em CDs para produtores.

Qual é a importância do remix na história da música?

Vejo no remix um conceito de interpretação.Sempre dá uma nova cor para a música e com isso faz o ouvinte, muitas vezes, ir atrás da versão original

O sampler e o computador podem ser considerados instrumentos?

Sim. Se voltarmos no tempo, podemos comprovar. Artistas como Karlheinz Stockhausen, Luigi Nono, John Cage, entre outros, utilizavam gravadores de rolo em suas composições.

Quem compra ou baixa um CD pirata seu merece ser punido?

Não.

Leia a introdução do curto-circuito Remixália

Para ler a entrevista com Kassin clique aqui

Para ler a entrevista com João Marcello Bôscoli clique aqui.