René Francisco inaugura mostra na Galeria Nara Roesler

Artista referência de Cuba, Francisco realiza sua primeira individual no Brasil a partir do dia 4 de abril

Publicado em: 28/03/2016

Categoria: Agenda

Venceremos, obra que dá nome à exposição do artista cubano (Foto: Divulgação)

A Galeria Nara Roesler apresenta Venceremos, a primeira mostra de René Francisco a partir do dia 4 de abril. Dono de uma verve crítica que oscila entre a ironia e a contundência, o artista exibirá desenhos, pinturas e assemblages. Francisco faz parte da geração que encontraram em Cuba um regime militar socialista já em pleno curso, mas também em decadência, soterrado por sanções econômicas por parte dos EUA. Com isso, é natural que o grupo de artistas desse período explore as contradições e absurdos perpetrados pelo embargo americano e pela política interna.

A produção artística engajada de René Francisco é complementada pela atuação como professor do ISA (Instituto Superior de Artes) desde 1989, formando gerações de jovens artistas com horizonte crítico. As questões do ensino também foram exploradas por ele pelo viés da arte com o coletivo DUPP (Desde Una Pragmatica Pedagogica).

Como artista, Francisco tem uma produção plural, que abrange pintura, escultura, instalação, intervenção, registro de ação e vídeo. Dentre os recursos temáticos de sua obra, a utilização de palavras de ordem e iconografia caros ao castrismo, deslocados de seu contexto original, evidenciando seu caráter ultrapassado e atravessado pela problemática da atualidade.

Tubos de pasta de dente antropomorfizados, mas sem cabeça, como também pinturas de multidões sem rosto em preto-e-branco colocam em xeque a desindividualização que tanto o regime castrista quanto a sociedade de consumo acabam por promover. A reforma de casas paupérrimas de Havana e a oferta gratuita de desenhos pessoais em uma banca armada nas ruas são exemplos de suas ações diretas.

Serviço
Galeria Nara Roesler
Avenida Europa, 655, Jardim Europa, São Paulo
De 4 de abril a 4 de junho
De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 15h
Tel.: (11) 3063 2344

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.