Retratos anônimos

da Redação

Publicado em: 13/08/2014

Categoria: Da Hora, prêmios

A revista ZUM e o Instituto Moreira Salles anunciam os dois projetos inéditos selecionados para a Bolsa de Fotografia 2014

Helena_body

Legenda: Meninas à beira do riacho (1999), fotografia de Helena Martins-Costa (coleção MAM)

A revista ZUM e o Instituto Moreira Salles divulgaram nessa semana os dois ganhadores da Bolsa de Fotografia 2014: Coletivo Garapa, de São Paulo; e a gaúcha Helena Martins-Costa. O projeto de Helena, chamado Desvio, parte de um arquivo de retratos fotográficos anônimos que ela vem coletando em feiras populares, sebos, álbuns de família, etc. Os trabalhos realizados à partir dessas imagens buscam revelar as convenções sociais ocultas atrás da pose. Para este projeto, ela segue coletando imagens que apresentam como característica comum uma distorção de perspectiva, muito comum em fotos de arquitetura (esse “erro involuntário” resulta numa leve inclinação na imagem). O sujeito retratado se posiciona frontalmente e ereto para câmera fotográfica, mas devido a distorção da perspectiva aparecerá inclinado, como se estivesse tombando, provocando uma sensação de vertigem.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.