Revendo Hilda Hilst

Trajetória e intimidade da poeta é narrada através de fotos feitas por seus amigos, seus livros e desenhos

Leandro Muniz
Retrato de Hilda Hilst em 1997 por Éder Chiodetto

Instalação de Gabriela Greeb e Mario Ramiro a partir de gravações de Hilda Hilst (Foto: Leandro Muniz)

No ano em que Hilda Hilst completaria 90 anos, o Museu da Imagem e do Som apresenta uma mostra dedicada à poeta e dramaturga em uma curadoria do artista e jornalista Jurandy Valença, que morou com ela durante quatro anos na década de 1990. Dividida em duas salas, a exposição reúne fotos, livros, desenhos, um vídeo e uma instalação, de Gabriela Greeb e Mario Ramiro, que reproduz a voz da autora em suas conhecidas conversas com o além. 

Entre os artistas que fizeram capas para as obras de Hilst estão Tomie Ohtake, Wesley Duke Lee e tantos outros. Um ponto alto da mostra é a apresentação dos desenhos e pinturas da própria escritora. Imagens de fragmentos de corpos em aquarelas delicadas ou grafismos rápidos abrem uma  nova seara de investigação sobre a relação entre essa produção e os poemas, sugerindo aproximações e distinções tanto nos temas como nos procedimentos de construção de ambas as obras. 

Detalhe de desenho de Hilda Hilst (Foto: Leandro Muniz)

Um vídeo de Eder Chiodetto une fotos de sua autoria a uma leitura da própria Hilst, em uma associação entre texto, imagem e temporalidade que potencializa o poema e as relações entre a artista e sua biografia no contexto da exposição. Outros fotógrafos que acompanharam a trajetória de Hilda ao longo dos anos são Gal Oppido, Edu Simões, entre outros. 

A montagem relativamente convencional da exposição – fotos a espaços regulares, textos puramente descritivos, além das bases e vitrines –  faz pensar sobre os modos de apresentação e espacialização de material de arquivo. Um bom desdobramento dessa mostra poderia ser replicar o conteúdo da exibição para o mesmo formato utilizado pela poeta em suas criações: o livro.  

  • Vista da exposição Revelando Hilda Hilst no MIS (Foto: Leandro Muniz)
  • Vista da exposição Revelando Hilda Hilst no MIS (Foto: Leandro Muniz)
  • Vista da exposição Revelando Hilda Hilst no MIS (Foto: Leandro Muniz)

Serviço
Revelando Hilda Hilst
Retrospectiva, de 1/2 a 15/3, MIS, Av. Europa, 158 | mis-sp.org.br

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.