Rita Damasceno na Galeria Superfície

Na exposição, a artista apresenta uma série desenhos sobre tela em grande escala e outra sobre papel, em tamanho reduzido

Publicado em: 06/10/2016

Categoria: Agenda

Trabalho de Rita Damasceno que integra a exposição (Foto: Divulgação)

A Galeria Superfície abre a exposição Avesso, de Rita Damasceno. Nascida em Salvador (BA), em 1957, muda-se para a Alemanha aos 16 anos, onde residiu por 30 anos. Formada em Filosofia e Ciências Políticas na Universidade de Colônia, Rita começa sua produção artística em 1980 trabalhando inicialmente com pintura, desenho e escultura. No mesmo período teve a oportunidade de frequentar as aulas do artista Joseph Beuys, na Universidade de Düsseldorf durante o ano em que o artista decidiu abrir suas aulas a todos interessados. Em 2011 retorna ao Brasil e forma-se Bacharel em Artes Visuais na Fundação Armando Alvares Penteado, em 2015.

Na exposição, a artista apresenta uma série desenhos sobre tela em grande escala e outra sobre papel, em tamanho reduzido. Sua obra parte do desenho de diagramas como forma de representação visual de conceitos ou ideias, um esquema que dialoga ciência e arte. Em uma justaposição de imagem e texto, Rita cria seu universo poético estabelecendo conexões entre assuntos relacionados à filosofia, ciência e o modus operandi do ser contemporâneo. Sua busca é por deslocar o diagrama do contexto operacional e transportá-lo para o campo artístico, onde seu potencial poético possa atuar como veículo de expansão do conhecimento ou uma espécie de auto estudo, conceito de autoconhecimento que para a filosofia é um objeto de investigação, com finalidade na busca de uma natureza ética, uma explicação do que se tem conhecimento e como é conhecido.

Serviço
Avesso – Rita Damasceno
Galeria Superfície
Rua Oscar Freire, 240, Jardins, São Paulo
De 7/10 até 12/11
De terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Tel.: (11) 3062 3576

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.