ROBOT.WORK.OUR FUTURE

Vienna Bienalle combina arte, design e arquitetura para questionar como lidamos com a tecnologia e gerar ideias para melhorar o mundo

Alice Madueno, de Viena

Publicado em: 18/07/2017

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Interior da Bienal de Viena 2017 (Fotos: Divulgação)

“Hello, Robot. Design between Human and Machine” é um dos títulos da Bienal de Viena 2017, que acontece em diversos locais da cidade austríaca e, como o próprio nome diz, debate a relação cada vez mais estreita entre nós, seres humanos, e as máquinas que, nos tempos atuais, nos acompanham em quase todas as nossas tarefas diárias.

A Vienna Bienalle é o primeiro evento do gênero a combinar arte, design e arquitetura, com o objetivo não só de questionar como lidamos com a tecnologia e a robótica, mas também, de gerar idéias criativas e projetos artísticos para ajudar a melhorar o mundo.

Cerca de 300 pessoas entre elas, designers, arquitetos e artistas fazem da mostra, uma viagem especulativa para tentarmos entender o complexo futuro digital que nos espera.

  • Retrospectiva de filmes, desenhos, livros e séries sobre robótica e inteligência artificial na Bienal de Viena 2017

 

Ao visitar a principal instalação da Bienal, no MAK – Museu Austríaco de Artes Aplicadas/Arte Contemporânea (MAK) esse questionamento já surge logo na entrada. Uma enorme parede recoberta de lambe-lambes traz diversas frases sobre os sentimentos que a evolução das máquinas desperta nas pessoas. A maioria é resistente e negativa. Porém, logo ao entrar na segunda sala, fica claro o encantamento do ser humano por robôs, mesmo quando eles ainda viviam só na imaginação. A curiosidade é tanta, que uma retrospectiva de filmes, desenhos, livros e séries mostra a presença forte e marcante desse tema na vida de todos nós. O medo e o fascínio andam juntos quando se trata deste assunto. Star Wars, Blade Runner, Metrópolis, Matrix, são alguns dos títulos que compõem esse cenário.

Atualmente a tal da inteligencia artificial está presente em quase tudo, mesmo sem nos darmos conta disso. No nosso celular, na máquina de lavar louças, nos comandos do carro e por aí vai. E uma das coisas mais bacanas da mostra, são os projetos e protótipos desenvolvidos e propostos para usar esses avanços tecnológicos da melhor maneira possível. Com soluções práticas para o dia-a-dia, a criatividade desses cientistas não tem fim. Como os objetos criados pela impressora 3D, cada vez mais presente e atuante. Sapatos, cadeiras, móveis… O céu é o limite quando se trata de imprimir objetos com essas impressionantes máquinas.

  • “Hello, Robot. Design between Human and Machine” é um dos títulos da Bienal de Viena 2017

 

A relação das emoções, prolongamento de vida e saúde, também são abordados. O uso da tecnologia para o bem, assim como a criação de soluções para os grandes problemas ambientais são colocados em pauta. Enfim, é uma viagem completa. A Bienal de Viena é uma iniciativa do MAK. É organizada pelo MAK, a Universidade de Artes Aplicadas de Viena, a Kunsthalle Wien, o Kunsthalle Wien e a Agência de Negócios de Viena, com o apoio do Austrian Institute of Technology (AIT).

Serviço
Biennale Vienna 2017
Até 1/10
http://www.viennabiennale.org/en/

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.