Rumos multidisciplinar

Paula Alzugaray

Publicado em: 02/09/2013

Categoria: Da Hora, oportunidades

O programa do Itaú Cultural de mapeamento e incentivo à criação aposta no fim das fronteiras entre linguagens

Legenda: fotos: Ivson

Rumos2

Legenda: O superintendente do Itaú Cultural, Eduardo Saron, durante anúncio do novo formato do programa

Nesta terça feira, 3 de setembro, o Itaú Cultural abre inscrições para um programa Rumos totalmente renovado. A grande mudança é o modelo de seleção. O Rumos não será mais delimitado por campos de expressão e passa a ser multidisciplinar. “Por que? Queremos reforçar algo que há algum tempo vemos acontecer: as fronteiras entre as expressões estão cada vez menores”, diz Eduardo Saron, superintendente do Itaú Cultural.

Outro fator que será considerado no processo de seleção é a qualidade processual dos projetos propostos. “Uma obra pronta e acabada não necessariamente é mais importante. Às vezes, o processo, a pesquisa e o diálogo entre expressões é mais importante que a obra acabada”, continua Saron.

Para dar conta desse modelo de seleção mais aberto, o Rumos tem agora uma comissão de seleção formada por profissionais das áreas do jornalismo, dança, cinema, artes visuais, economia criativa, teatro e – novidade – ciência! O biólogo Nelio Bizzo, coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução Biológica da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, será encarregado de avaliar os projetos que fazem interface entre linguagens artísticas e científicas.

R$ 10,5 milhões serão destinados ao Rumos 2013 e ao Rumos Legados, programação especial retrospectiva prevista para o ano que vem. O projeto Legados irá revisitar os mais de 1000 projetos apoiados pelo programa em seus 16 anos de existência, nos campos das Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Dança, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música, Pesquisa Acadêmica e Teatro.

Provavelmente essa será a última vez que os projetos serão agrupados por linguagem. A partir do Rumos 2013, os formatos de exibição e exposição dos resultados também será revisto.

Inscrições gratuitas de 3/9 a 14/11 pelo site 

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.