icon-plus
Postado em 20/02/2014 - 6:51
São Paulo S.A.
Guilherme Kujawski

Fotografias de Werner Haberkorn mostram os processos de verticalização e automobilização da cidade nas décadas de 1940 e 1950

Werner_body

Legenda: Cartão postal da Fotolabor com imagem da Rua Nova Anhangabaú. Sem Data (imagem: Divulgação)

No próximo dia 22, na Caixa Cultural São Paulo, é a abertura de Werner Haberkorn e a Fotolabor, mais uma mostra que homenageia a história da fotografia no Brasil, com a recuperação de fotografias, cartões postais e papelaria da histórica agência do alemão Werner Haberkorn, que funcionou no centro da cidade de São Paulo entre as décadas de anos 1950 e 1990. A Fotolabor foi a gênese de um tipo de serviço fotográfico voltado a clientes comerciais e industriais, mas que se preocupava também com a qualidade estética do material produzido.

O acervo – que contém fotografias aéreas, produção publicitária, catálogos, um pequeno conjunto de documentos textuais e até matrizes para fabricação de cartões postais – hoje está sob a tutela do Museu Paulista. Na ocasião será lançado o livro Fotolabor, a fotografia de Werner Haberkorn, da editora Espaço Líquido, com textos inéditos de Ricardo Mendes, do crítico Rubens Fernandes Junior e da curadora da mostra Solange Ferraz de Lima, que é também vice-diretora do Museu Paulista.

Serviço:

Abertura e lançamento do livro: 22 de fevereiro, sábado, às 11 horas

Período: de 22 de fevereiro a 20 de abril de 2014

Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo, SP)