Se você acha que entendeu o que é Gambiologia…

Mariel Zasso

Publicado em: 01/12/2012

Categoria: Da Hora, intervenções e projetos

Coletivo Gambiologia lança a FACTA – Revista de Gambiologia – em BH e SP

Coletivogambiologia_fotoalessandranohvais

Legenda: “A #facta vem aí pra te confundir”. Coletivo Gambiologia (Foto: Adriana Nohvais/Divulgação)

A agitação em Belo Horizonte já começou. A partir das 14h deste sábado (1º), no Arcângelo Bar e Café, acontece o lançamento da mais nova revista de arte brasileira: FACTA. A concepção e edição são do artista visual e designer Fred Paulino, que com Lucas Mafra e Paulo Henrique Pessoa (Ganso) forma o Coletivo Gambiologia.

Uma revista “ensaística, experimental, livre, libertária”, assim a definem os proponentes do projeto. Arrojada e provocativa, é inspirada
nas “revistas de invenção” brasileiras, principalmente do século passado e mais especificamente na Revista de Antropofagia, cujos conceitos continuam pertinentes para o contexto criativo, e são, portanto, atualizados na Facta.

A revista é complementada com a sua versão digital (online), que apresenta conteúdos adicionais. Vídeos com aulas de eletrônica com Lucas Mafra (“Laboratório de Gambiologia”), entrevistas completas, making of, e também galerias de imagens, links e outros materiais que expandem o conteúdo das matérias para além do papel. O conteúdo digital será também acessível em tablets e smartphones.

Legenda: O making of da produção da capa da Facta é o primeiro vídeo de uma série que ultrapassa os limites do texto, produzido pelo pessoal da Apiário.

Durante o lançamento, o Coletivo Gambiologia também abre espaço para uma exposição com trabalhos realizados nos últimos dois anos, entre quadros e esculturas eletrônicos, luminárias e utilitários, que fica em cartaz em BH até o dia 22/12, e inclui a obra “Arca de João Batista”, uma escultura criada exclusivamente para a capa da publicação pelo Coletivo Gambiologia – uma apocalíptica versão eletrônica da Arca de Noé, feita a partir de um barco de Iemanjá. Na ocasião, a revista será distribuída gratuitamente para os primeiros 200 convidados.

A revista também será lançada em São Paulo, na Mercearia São Pedro, no dia 4, a partir das 20h.

Gambiologia, a Ciência do Apocalipse: A #facta vem aí pra te confundir

Facta_capa_numero1_foto_nidinsanches

Legenda: A capa da edição #1. (Reprodução)

“Mais provocações levantadas aos colaboradores do que temas rígidos”. Assim Fred Paulino define a temática da publicação. A primeira série de provocações versa sobre o tema “Gambiologia, a Ciência do Apocalipse”. Supondo hipoteticamente que realmente vá haver um fim do mundo, será que os povos dos países com menos recursos, que acostumaram a “se virar” em condições de precariedade, não estarão mais aptos a sobreviver? Quem sabe fazer uma gambiarra não estará mais preparado?

Mais de 20 colaboradores assinam o primeiro número: jornalistas, artistas visuais, fotógrafos, e designers, e um conselho editorial que reúne, além do editor Fred Paulino, Fernando Rabelo, Lucas Mafra, Paulo Henrique Pessoa (Ganso) e Rodrigo Minelli. 

Na redação Daniel Barbosa e como colaboradores: Newton C. Braga, Alexandre Telles, Marcus Bastos, Glerm Soares, Thiago Carrapatoso, Felipe Fonseca, Roberto Bellini, Desali, Carlos M. Teixeira, Conrado Almada, entre outros. Com 110 páginas, bilíngue português/inglês, a Facta – Revista de Gambiologia, tem um projeto gráfico de Xande Perocco bonito, colorido, e conteúdo diversificado, instigante e interessante, “muito diferente das revistas que atualmente são oferecidas”. (Mas não da seLecT, certo? 😉 ).

Saiba mais:

Lançamento da Facta – Revista de Gambiologia

Belo Horizonte

Dia 1º de dezembro – a partir das 14 horas
Local: Arcângelo Bar e Café (Rua Bahia, 1148 – sobreloja 2 – Edifício Maletta)

São Paulo

04 de dezembro de 2012
a partir de 20h na Mercearia São Pedro
Rua Rodésia, 34 – Pinheiros – São Paulo – SP

www.gambiologia.net

www.facebook.com/gambiologia

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.