seLecT assina o app da Trigésima Bienal

da redação seLecT

Publicado em: 23/08/2012

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

Exclusivo: As constelações da edição 2012 da mostra pautam o conceito do aplicativo #30 BIENAL seLecTed

Img_2053

Legenda: Luis Pérez-Oramas em entrevista a seLecT, ontem, em sua sala no pavilhão da Bienal (Foto: Júlio César Rossi / estúdio seLecT)

Este ano, São Paulo ganha uma Bienal organizada segundo um princípio de zonas curatoriais constelares, que propõe relações intercambiáveis entre obras, artistas e conceitos. Realizado em parceria com a seLecT, o aplicativo #30Bienal seLecTed – powered by Bloomberg para dispositivos móveis da Trigésima Bienal é uma plataforma – também constelar – de navegação pela exposição, que possibilita uma experiência de imersão na mostra, até para quem não puder visitá-la. 

As 12 constelações desenhadas pelo curador venezuelano Luis Pérez-Oramas tornam-se, no app da seLecT, uma das portas de entrada para estabelecer novos nexos de sentido entre as mais de 3 mil obras, ideias, referências e poéticas dos 111 artistas participantes.

O objetivo do app é criar um espaço de agenciamento que se abre em direção à internet e aos contextos das redes sociais, funcionando como uma plataforma de articulação de saberes e pontos de vista estéticos. O visitante é convidado a tornar-se um participante ativo por meio da ação reflexiva. 

A partir de uma navegação em camadas, são organizados arranjos entre os diferentes conteúdos sobre a Trigésima Bienal, gerando uma nova constelação, pessoal, baseada na experiência do visitante. Acentua-se a visão constelar proposta por Pérez-Oramas: as obras e artistas se abrem a outras leituras e deslocam-se do recinto expositivo da Bienal.

Além do conteúdo jornalístico do aplicativo – reunião de informações sobre obras, artistas e conceitos coletadas em entrevistas e acompanhamento da montagem da exposição –, o leitor vai encontrar farto conteúdo crítico, na forma de ensaios assinados por convidados a respeito de obras destacadas e analisadas. Nesta área do app, o público também poderá agregar novas leituras críticas, em uma “constelação da multidão”.

Bienal

Legenda: Luis Pérez-Oramas comenta a montagem da exposição no pavilhão da Bienal (Foto: Júlio César Rossi / estúdio seLecT)

Ontem à noite, após entrevista para detalhar os conceitos envolvidos na curadoria da Trigésima Bienal para o aplicativo, Luis Pérez-Oramas acompanhou a equipe de seLecT em uma visita à montagem da exposição. Com toda a arquitetura finalizada e muitas salas já prontas, a bienal está bem adiantada. No dia 7, a Trigésima Bienal, sob o título A Iminência das Poéticas, abre para o público. Poderá ser visitada no parque Ibirapuera e, por meio do aplicativo gratuito #30Bienal seLecTed, desenvolvido com patrocínio exclusivo da Bloomberg, para os interessados e curiosos em geral, de qualquer lugar do planeta.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.