seLecTs

Agenda da semana (2/5/18)

Da redação
Composição Surrealista (1928), guache sobre papel preto de Ismael Nery (Foto: Jaime Acioli)

SÃO PAULO
Ismael Nery: Feminino e Masculino
A Marquise, o MAM e Nós no Meio
De 8/5 a 19/8 MAM SP, Parque do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 | mam.org.br
Em 8/5, a partir de 20h, acontece no MAM SP a abertura de duas exposições. Na Grande Sala, uma individual de Ismael Nery reúne 200 obras com curadoria de Paulo Sérgio Duarte. Na Sala Paulo Figueiredo, Ana Maria Maia explora as interações entre o próprio museu e a Marquise idealizada por Oscar Niemeyer para o Parque Ibirapuera. A exposição traz obras do acervo do MAM SP e objetos usados por grupos que frequentam o espaço, como barras de ballet e rampas de skate.

Setamanco (2009), de Lia Chaia (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
YOYO – Tudo que vai, volta
De 5/5 a 22/7, Sesc Belenzinho, Rua Padre Adelino, 1000 | sescsp.org.br
Destinada especificamente para o público infantil, a exposição YOYO apresenta obras de artistas como Dudi Maia Rosa, Gisela Motta, Guto Lacaz e Lia Chaia. A curadoria de Ricardo Ribenboim privilegiou trabalhos que promovam a interação e o movimento. Em 26 e 27/5, o Sesc recebe também a Feira YOYO, evento de arte impressa e publicações voltadas para crianças.

Vista da 1ª edição da ArteBH (Foto: Luana Fortes)

BELO HORIZONTE
ArteBH
De 3 a 6/5, Centro Cultural do Minas Tênis Clube, Rua da Bahia, 2244
Os mesmos criadores da PARTE Feira de Arte Contemporânea de São Paulo promovem a 1ª edição da ArteBH – Feira de Arte Moderna e Contemporânea. O evento tem apoio do 10 Contemporâneo, grupo de colaboração entre 10 galerias de Belo Horizonte, e apresenta obras de mais de 100 artistas.

Maranta Variegada (2018), da série Capas, de Chiara Banfi (Foto: Divulgação

RIO DE JANEIRO
Aquele Disco
Chiara Banfi, de 5/5 a 8/6, Silvia Cintra + Box 4, Rua das Acácias, 104 | silviacintra.com.br
Chiara Banfi apresenta individual na Silvia Cintra + Box 4 pela quarta vez. A exposição traz obras que relacionam memória, música e natureza a partir de capas de discos de vinil. Aquele Disco traz seu título da série homônima em que a artista realiza frotagem de discos, suas capas e envelopes.

Vista da exposição de Marcos Amaro (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Sobrevoo
Marcos Amaro, de 5/5 a 24/6, Centro Cultural Correios, Rua Visconde de Itaborái, 20 | correios.com.br
Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro recebe individual de Marcos Amaro com curadoria de Ricardo Resende. A exposição reúne 20 trabalhos, entre esculturas e assemblages, feitos com grande diversidade de materiais, como resíduos aeronáuticos, skates, colchões, televisões, entre outros.

Trabalho de Inês Antonini (Foto: Divulgação)

OURO PRETO
Arqueologia da Destruição
Até 6/5, Fundação de Arte de Ouro Preto, Rua Getúlio Vargas, 185
Artistas tomam como ponto de partida o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, e criam trabalhos em cerâmica, fotografia, escultura, pintura e instalação. A exposição busca levantar debate sobre a cultura extrativista.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.