icon-plus
Fotografia de Odir Almeida para exposição Celacanto no Rio de Janeiro (2017-2018) (Foto: Divulgação)
Postado em 05/07/2018 - 5:38
seLecTs
Agenda da Semana (5/7/18)
Vitória Savini

RIO DE JANEIRO
Celacanto
Odir Almeida, de 7/7 a 5/8, Centro Cultural Oi Futuro Flamengo, Rua Dois de Dezembro, 63 | oifuturo.org.br
Exposição Celacanto busca dar nova significação para o olhar sobre a cidade do Rio de Janeiro. O artista e nadador Odir Almeida expõe 21 fotografias inéditas registradas dentro do mar na capital carioca, criando composições dinâmicas e de tom surreal. Em Mar Em Moto (2017-2018), 150 imagens são projetadas em looping e convidam o público a mergulhar em um ambiente imersivo. Guilherme Zarvos, Paulo Próspero, Silvio Tendler e a curadora Maria Arlete aparecem na mostra em depoimentos gravados sobre o trabalho de Almeida.

Sem Título (2007), aquarela e fusian sobre papel de Flavio-Shiró (Foto: Jayme Acioli)

SÃO PAULO
Flavio Shiró
De 7/7 a 11/8, Pinakotheke São Paulo, Rua Ministro Nelson Hungria, 200 | pinakotheke.com.br
Individual de Flavio Shiró celebra seus 90 anos de idade e sua trajetória como pintor desde os anos 1940. A curadoria de Max Perlingeiro e do próprio artista reúne fotografias, objetos pessoais, 12 obras sobre papel, 26 pinturas e cinco curtas dirigidos pelo seu neto Adam Tanaka e Margaux Fitoussi, com produção executiva de seu filho, Josué Tanaka. A mostra é cheia de marcas da passagem de Shiró pelo Japão, Brasil e Paris, evidenciando seu trabalho figurativo, que caminha para o abstracionismo informal até uma nova figuração, na qual o gesto é expressão essencial.

Obra miniatura em madeira de Porfírio Valadares (2016) (Foto: Daniel Mansur)

SÃO PAULO
(i)móveis
Porfírio Valadares, até 4/8, Galeria Bergamin & Gomide, Rua Oscar Freira, 379 | bergamingomide.com.br
A exposição de Porfírio Valadares apresenta obras com cortes, encaixes, acabamentos, texturas e diferentes cores de madeira, estruturadas em miniaturas artesanais. O conjunto é resultado de uma parceria de 35 anos com o marceneiro Zé Dias. Ao trabalhar com gaveteiros e caixas, o artista revela (i)móveis como uma reflexão sobre construção arquitetônica e social e destaca sua inquietação em relação a moradias que parecem vigiar e aprisionar seus ocupantes.

Montagem de instalação para abertura da individual de C.L. Salvaro na Central Galeria (2018) (Foto: Divulgação).

SÃO PAULO
Eira Alheia
C.L. Salvaro, de 11/7 a 25/8, Central Galeria, Rua Bento Freitas, 306 | centralgaleria.com
A transformação do espaço do porão do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) onde funciona agora a Central Galeria é parte do processo criativo da individual de C.L. Salvaro, contradizendo o ditado não te metas em eira alheia. O artista, que é curitibano e vive em Belo Horizonte, utiliza materiais que dialogam com o cenário paulistano, selecionados durante percursos pela cidade.

Registro da instalação Alfaiataria de Laura Lima realizada no Bonnefantenmuseum em Maastricht, Holanda (2014-2015) (Foto: Cortesia da Artista)

SÃO PAULO
Laura Lima: Alfaiataria
De 7/7 a 8/10, Pinacoteca, Praça da Luz, 2 | pinacoteca.org.br
Ocupando o octógono da Pinacoteca, a artista Laura Lima instala um espaço de confecção de roupas no qual profissionais de costura produzirão cerca de 30 peças que serão expostas até o final da mostra. O importante para a artista é reconhecer aqueles sujeitos criadores como matéria do processo, tanto quanto objetos, mobiliário e arquitetura. Lima mostra sua concepção acerca do comportamento coletivo e individual e investiga a relação das pessoas com o espaço museológico.

Sem Título (2018), óleo sobre tela de Suzana Queiroga (Foto: Gabi Carrera)

RIO DE JANEIRO
Suzana Queiroga
Até 15/8, Cassia Bomeny Galeria, Rua Garcia D’Avila, 196 | cassiabomeny.com.br
Imersa em uma pesquisa de dez anos, Suzana Queiroga explora a cor, luz, fluxo e tempo em sua nova individual, com curadoria de Fernando Cocchiarale. A artista traz cerca de quinze obras nos mais diversos suportes como desenhos, vídeos e instalações. O azul, verde e violeta são cores fundamentais na sua investigação sobre espaços de continuidade como céu e mar.

Pintura de Elvis Almeida (Foto: Reprodução)

RIO DE JANEIRO
Revelações Durante o Nascimento De uma Gota
Individual de Elvis Almeida, até 26/8, Paço Imperial, Praça XV de Novembro, 48 | amigosdopacoimperial.org.br
Criando uma espécie de gráfico para o olhar, os diversos tamanhos das pinturas de Elvis Almeida encenam sua primeira individual em uma instituição. A pesquisa do artista sustenta-se na repetição de formas, no reduzido controle de seus gestos e na invenção de escalas cromáticas. Sua composição é complexa no sentido de passear entre passado e futuro, entre comunidades ancestrais e imagens pós-históricas.

Sem Título (2017), pintura em caixa de acrílico de Márcia Thompson (Foto: Reprodução)

RIO DE JANEIRO
Cá Entre Nós
De 6/7 a 29/7, Villa Aymoré Galeria, Ladeira da Glória, 26 | villaaymore.com.br
Coletiva com curadoria de Paula Terra-Neale reúne artistas como Marcia Thompson, João Modé, Raul Mourão e Eduardo Coimbra, que retomam referências minimalistas dos anos 1980 e do grupo Visorama da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Concebidas desde os anos 1990, as obras exibidas na mostra são carregadas de teor crítico e proposições intelectuais que subvertem as dificuldades da produção artística contemporânea, como a precariedade de recursos.

Registro da banda baiana Afrocidade (Foto: Juliano Sarraf)

BRAGANÇA PAULISTA
17º Festival Arte Serrinha: Quem Somos Nós?
De 9/7 a 29/7, Fazenda Serrinha, Estrada da Serrinha s/n | arteserrinha.com.br
Performances, shows, peças de teatro, debates e oficinas acontecem ao longo de 20 dias na 17ª edição do Festival Arte Serrinha. Entre alguns dos eventos estão uma mesa de debate com José Rufino e Mônica Nador, performance Presente Das Águas de Ayrson Heráclito e show da banda Afrocidade. A proposta do 17º festival é refletir sobre a liberdade de expressão e o respeito por todos os seres viventes, levantando questões como quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

Fotografia de Raul Frare na Coreia do Norte (1941) (Foto: Divulgação)

CURITIBA
Parca Hegemonia
Raul Frare, de 10/7 a 18/8, SOMA Galeria, Rua Brigadeiro Franco, 2137 | somagaleria.com
Raul Frare apresenta fotografias com a intenção de reimaginar a perspectiva ocidental sobre a oriental. As imagens registram países que passam por regimes totalitários como a Coreia do Norte, Turcomenistão e Eritreia. Frare propõe não só uma percepção do lado mais descontraído dos locais, mas também salientar a complexidade de cada cenário. As fotos mostram desde arte em espaços públicos da Coreia do Norte à art déco nas fachadas desgastadas da Eritreia.

Testemunho, vista da instalação de Daniel de Paula (Foto: Filipe Berndt)

MILÃO
Navalha Na Carne @ PAC Milano
Até 9/9, Padiglione d’Arte Contemporânea, Via Palestro, 14 | pacmilano.it
Navalha na Carne (Il Coltello Nella Carne) é uma peça de teatro do escritor Plínio Marcos, ativo no período da ditadura no Brasil e título da nova exposição no Padiglione d’Arte Contemporânea em Milão. Com instalações, fotografias, vídeos e performances, a mostra reúne trinta artistas brasileiros como Berna Reale, Mauro Restiffe, Leticia Parente, Leonilson, Tunga, Clara Ianni e Regina Parra, com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti e Diego Silva. As obras foram criadas nos últimos 40 anos no Brasil e fazem referências simbólicas ao conflito ditatorial que foi militar, social, ecológico, cultural e racial.

TaBomBass (2016) de Vivian Caccuri, artista participante da quarta edição do Future Art Prize Generation em 2017 (Foto: Divulgação, Future Art Prize Generation)

EDITAL
Future Generation Art Prize 2019
Até 16/7 | futuregenerationartprize.org
Com o intuito de impulsionar jovens nomes no circuito internacional de arte, a quinta edição do prêmio global de arte contemporânea convida artistas de até 35 anos a se inscrever. O júri, composto por figuras como Christine Macel, curadora chefe do Centre Pompidou, e Pablo Leon de la Barra, curador do Guggenheim Museum, selecionará 20 artistas. Os escolhidos deverão criar novos trabalhos para apresentar no PinchukArtCentre em Kiev e na Bienal de Veneza em 2019. No dia 19/3/2019, acontecerá uma cerimônia que premiará um artista com U$100 mil e cinco outros artistas com U$20 mil.

Tags  
complexidade   gráficos do olhar   Ocidente   Silvio Tendler   aquarela   ditadura militar   Laura Lima: Alfaiataria   Paulo Próspero   brasil   espaço urbano em Sao Paulo   Max Perlingeiro   Raul Frare   confeccionar   Guilherme Zarvos   ocupar   suportes de criação   arquitetura e urbanismo   Eduardo Coimbra   leonilson   percurso criativo   C.L. Salvaro   espaços de continuidade   Milão   Raul Mourao   conflito ideológico   individual   Odir Almeida   suzana queiroga   art decó   eira alheia   Leticia Parente   performance   Cá Entre Nós   espaços de infinitude   miniatura   regimes totalitários   construção arquitetônica   instalação   oficinas   teatro   arte contemporânea   elementos criativos   liberdade de expressão   pesquisa   Cassia Bomeny Galeria   estrutura   montagem   Regina Parra   cor   Instituicao   óleo sobre tela   tempo   arte plástica   Elvis Almeida   luz   Pina   Celacanto   Flavio Shiró   moradia   ressignificar   curitiba   Instituto dos Arquitetos do Brasil   olhar   Testemunho   arte visual   encontro   Mar Em Moto   pinacoteca de são paulo   central galeria   fluxo   música   Revelacoes Durante o Nascimento de Uma Gota   curta metragem   investigação   Oriente   textura   artista   encontros urbanos   marcenaria   Pinakotheke Sao Paulo   Centro Cultural Oi Futuro Flamengo   formas   Navalha na Carne   rio de janeiro   17º Festival Arte Serrinha: Quem Somos Nós   Debates   Jacopo Crivelli Visconti   Padiglione d'Arte Contemporânea   tunga   bergamin e gomide   escala   Marcia Thompson   PinchukArtCentre   Clara Ianni   fotografia   nova figuração   são paulo   abstracionismo   depoimentos   Japão   Parca Hegemonia   urbanismo   berna reale   Escola de Artes do Parque Lage   Maria Arlete   Porfírio Valadares   coletiva   Future Generation Art Prize 2019   nova imaginacao   ser humano   acabamento   Diálogo   João Modé   paris   Villa Aymoré Galeria   bienal de veneza   escultura   materiais   premio global de arte contemporanea   coletivo   gesto   nova significação do olhar   show   Afrocidade   Diego Silva   laura lima   Paula Terra-Neale   Zé Dias   Bragança Paulista   espaço museológico   Mauro Restiffe   processo