icon-plus
Performance de Carlos Martiel (Foto: Divulgação)
Postado em 07/07/2017 - 6:12
seLecTs
Dicas da semana (7/7) selecionadas pela redação
Ana Abril e Luana Fortes

SANTOS
PERFORMANCE(S) EM (S)ANTOS
Mostra Performatus #2, até 9/7, Sesc Santos, Rua Conselheiro Ribas, 136 | sescsp.org.br/santos
Com curadoria de Tales Frey e Paulo Aureliano da Mata, a mostra reúne produções de 8 países e 41 ações, entre performances, bate-papos, exibições, uma instalação e até residência artística. Nesse fim de semana, acontece oficina formativa com Renan Marcondes, performances de Lili Menezes e Marcela Tiboni e instalação de Yara Pina, entre outros.

Capa do livro Mulheres, cultura e política, de Angela Davis (Foto: Divulgação)

BRASIL
ANGELA DAVIS EM PORTUGUÊS
Mulheres, Cultura e Política, de Angela Davis, traduzido e publicado em português pela Boitempo Editorial, disponível a partir de julho | boitempoeditorial.com.br
O livro lançado em português pela Boitempo Editorial, compila discursos e artigos da ativista política Angela Davis. A publicação está dividida em três eixos temáticos,  “Sobre as mulheres e a busca por igualdade e paz”, “Sobre problemas internacionais” e “Sobre educação e cultura”, e aborda as mudanças políticas e sociais que o mundo atravessou nas últimas décadas em relação à igualdade racial, sexual e econômica.

Vila Rica (2009-2017), do Grupo EmpreZa (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
AÇÃO
Mostra de Performance Arte VERBO 2017, de 11 até 15/7, Galeria Vermelho, Rua Minas Gerais, 350, e Galpão VB, Av. Imperatriz Leopoldina, 1150 | galeriavermelho.com.br/pt/VERBOsite.videobrasil.org.br/galpaovb
Este ano, a mostra anual de performance VERBO, criada pela Galeria Vermelho em 2005, acontece também no Galpão Videobrasil. A programação conta com ações de artistas brasileiros e estrangeiros, além da 1ª edição do projeto Temporada de Dança Videobrasil, que busca alimentar as relações entre dança, performance e artes visuais.

Frame do filme Eva Não Dorme, de Pablo Agüero (Foto: Reprodução)

BRASIL
ESTREIAS DE CINEMA
Longa-metragens Perdidos em Paris e Eva Não Dorme, da Pandora Filmes, a partir de julho, nos cinemas brasileiros | pandorafilmes.com.br
O mês de julho acolhe dois lançamentos da Pandora Filmes em cinemas brasileiros. O longa-metragem Perdidos em Paris, com direção de Fiona Gordon e Dominique Abel, traz a última atuação de Emmanuelle Riva, eternizada por filmes como Hiroshima Meu Amor, falecida em janeiro deste ano. Já o filme de Pablo Agüero, Eva Não Dorme, conta a história do corpo da argentina Eva Peron, que foi motivo de disputa durante 25 anos.

Civilização (Homem, Cavalo e Trator Tombado) (2015), de Janaína Wagner (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
CRISE, COLAPSO E FRUSTRAÇÃO
Falência, até 19/8, Cavalo, Rua Sorocaba, 51 | www.galeriacavalo.com
Pensando no contexto contemporâneo, a exposição coletiva Falência apresenta trabalhos que discutem situações de crise, colapso e frustração. Os artistas Ignas Krunglevičius, Janaína Wagner, Mauro Giaconi, Maya Watanabe e Pontogor participam da mostra.

Mulher Come Maçã Depois do Amor (1971), de Cláudio Tozzi

SÃO PAULO
NOVO FOCO
Terre Haut Highland: Pop Art, até 9/9, Galeria Houssein Jarouche, Rua Estados Unidos, 2205
Terre Haut Highland: Pop Art reúne cerca de 38 trabalhos de reconhecidos artistas da arte pop, com curadoria de Sofia Gotti. A mostra marca a inauguração da galeria de Houssein Jarouche, nome por trás da loja de design Micasa. A partir de agora, o colecionador pretende dar mais foco para o universo das artes e pesquisar especialmente as vanguardas da década de 1960.