icon-plus
Rua principal de Corleone, Sicília, Itália, 1959 (Foto: Sergio Larrain, Magnum Photos)
Postado em 10/05/2018 - 4:20
seLecTs
Agenda da semana (10/5/18)
Da redação

RIO DE JANEIRO
Sergio Larrain: um retângulo na mão
De 12/5 a 9/9, IMS Rio, Rua Marquês de São Vicente, 476 | ims.com.br
IMS do Rio de Janeiro recebe retrospectiva do fotógrafo chileno Sergio Larrain. A exposição tem curadoria geral da francesa Adnès Sire e inclui, além de fotografias, uma seleção de publicações e desenhos. Na abertura, 12/5 às 17h, acontece visita guiada com Emmanuelle Hascoët, da Agência Magnum, e Miguel Del Castillo, responsável pela curadoria do Instituto na mostra.

Trabalho de Jac Leirner (Foto: Divulgação)

SALVADOR
16×4
Até 31/5, Paulo Darzé Galeria, Rua Chrysippo de Aguiar, 8 | paulodarzegaleria.com.br
Jac Leirner, Marcelo Cipis, Paulo Monteiro e Ricardo Bezerra montam exposição juntos, sem curador. A coletiva reúne 16 trabalhos dos quatro artistas e por isso recebe o título 16×4.

Detalhe de trabalho de João Loureiro (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
1:1 João Loureiro
De 12/5 a 21/7, Galeria Jaqueline Martins, Rua Dr. Cesário Mota Junior, 443 | galeriajaquelinemartins.com.br
João Loureiro inaugura novo projeto da Galeria Jaqueline Martins, chamado 1:1, que convida um artista a realizar um trabalho simultaneamente na galeria e em outro espaço no mesmo bairro, Vila Buarque. Loureiro apresenta a obra Reprodução Assistida, com curadoria de Bruno de Almeida, na própria Jaqueline Martins e em um açougue da vizinhança.

Giselle Beiguelman fala sobre seu trabalho em MAC Encontra os Artistas

SÃO PAULO
MAC Encontra os Artistas | 2018
Uma vez ao mês, MAC USP, Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 | mac.usp.br
O programa MAC Encontra os Artistas é retomado em 2018, quatro anos após sua última edição. Agora, o projeto é orientado e mediado pelos docentes curadores da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do museu. A primeira artista a participar este ano foi Giselle Beiguelman, com mediação de Ana Magalhães. O vídeo do evento está disponível online (acesse aqui) e o restante da programação pode ser conferida no site do museu (acesse aqui).

Pegadas dos Retornados. Ilesa, Nigéria, 2017, de Tatewaki Nio, vencedor da 5ª Bolsa de Fotografia ZUM/IMS (Foto: Divulgação)

EDITAL
Bolsa de Fotografia ZUM/IMS
Inscrições até 29/6 | revistazum.com.br/bolsa2018
Estão abertas as inscrições para a sexta edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, que busca projetos fotográficos inéditos. Dois trabalhos serão selecionados para ganhar uma bolsa de R$ 65 mil cada e desenvolver o projeto em oito meses. Os resultados serão incorporados à coleção de fotografia contemporânea do IMS.

Participantes de outra edição do Red Bull Basement (Foto: Felipe Gabriel, Red Bull Content Pool)

RESIDÊNCIA
Red Bull Basement
Inscrições até 3/6 | redbull.com/red-bull-basement
Residência hacker abre inscrições para o desenvolvimento de projetos que usem tecnologia para transformar a cidade. O programa procura cinco protótipos que solucionem problemas relacionados a saneamento, inclusão social, mudanças climáticas, entre outros. A residência acontecerá de julho a setembro de 2018 no Red Bull Station em São Paulo, com o acompanhamento de Andrei Speridião, Gabriela Agustini, Fernando Velazquez , Julio Freitas e Wesley Lee.