RIO DE JANEIRO
Exposições da 6ª Edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
De 20/7 a 16/9, Museu Histórico Nacional, Praca Mrechal Ancora s/nº | mhn.museus.gov.br
O Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro apresenta três exposições acerca da 6ª edição do prêmio Marcantonio Vilaça. A primeira traz trabalhos dos artistas premiados Pedro Motta, Jaime Lauriano, Fernando Lindote, Daniel Lannes e Rochelle Costi. Já na mostra Verzuimd Braziel – Brasil Desamparado, do curador premiado Josué Mattos, é questionada a falta de alardes contra a corrupção no Brasil. A terceira exposição A Intenção e o Gesto é do Projeto Arte e Indústria que este ano homenageia o artista cearense Sérvulo Esmeraldo pela sua produção que valoriza a investigação concreta do espaço.

Sala de Cinema Instituto Roberto Marinho no Rio de Janeiro (Foto: Jaime Acioli)
RIO DE JANEIRO
Arte no Cinema
Mês de Julho, Instituto Casa Roberto Marinho, Rua Cosme Velho, 1105 | casarobertomarinho.org.br
Em parceria com a Philos, canal online da Globosat, a Casa Roberto Marinho recebe aos sábados e domingos do mês de Julho os documentários de arte Pompidou: Isto Não É Um Museu, de Jean-Marc Grosse (14h), e Blurred Lines: Os Segredos Da Arte Contemporânea, de Barry Avrich (16h). O cinema possui acessibilidade a portadores de deficiência física e dispõe de 33 poltronas originais da residência da família Marinho. A programação de terça a sexta conta com filmes curtos e alterados semanalmente, como o documentário A Casa, de Antonio Carlos da Fontoura e a série Obras de Arte Inesquecíveis.

Objeto de porcelana com detalhes em bronze que faz parte da instalação Memoânfora (2018) de Lilian Zaremba (Foto: Lucia Helena Zaremba)
SÃO PAULO
O Círculo
De 13/7 a 11/8, Galeria Millan, Rua Fradique Coutinho, 1360 | galeriamillan.com.br
Julio de Paula, Lilian Zaremba, Marco Scarassatti e Renata Roman, conhecidos por trabalhar com arte sonora e rádioarte, apresentam mostra coletiva com abertura no próximo dia 12. A exposição é organizada pela artista Lilian Zaremba, que investiga o universo da linguagem radiofônica e seus desdobramentos na arte. Os artistas em questão buscam na arte sonora caminhos oportunos que ainda não encontraram na música ou nas artes visuais. Em Memoânfora (2018), por exemplo, Lilian Zaremba realiza uma instalação-labirinto com paisagem sonora na qual uma voz anuncia questionamento ao visitante.

Registro da Parada do Orgulho LGBT em Amsterdã, em exibição na mostra Com Muito Orgulho do Museu da Diversidade Sexual (Foto: Divulgação)
SÃO PAULO
Seminário Museu Queer – A Presença LGBT nos Museus
17 de julho, Auditório da Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 2 | pinacoteca.org.br
O Museu da Diversidade Sexual, juntamente com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Pinacoteca de São Paulo, realiza seminário para discutir o dever dos museus frente à comunidade artística LGBT e à memória e preservação das temáticas de gênero. Com especialistas dos mais diversos segmentos de atuação, o encontro pretende estabelecer um diálogo construtivo para que a presença LGBT nos museus seja menos velada e mais ativa. O evento tem palestra introdutória Conceituando a Diversidade Sexual com Beto de Jesus, secretário para América Latina e Caribe da ILGA (Associação Internacional de Gays e Lésbicas).

Registro de cena de Edward Bond Para Tempos Conturbados (2017) com as atrizes Susanna Kruger e Lívia Feltre em apresentação no Teatro Poeira no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
SÃO PAULO
Edward Bond Para Tempos Conturbados
De 13/7 a 22/7, Sesc Pompeia, Rua Clélia, 93 | sescsp.org.br/pompeia
A Companhia Involuntária chega ao Sesc Pompeia para apresentação do espetáculo teatral Edward Bond Para Tempos Conturbados. Inspirada no dramaturgo contemporâneo inglês Edward Bond, a peça trabalha narrativas fragmentadas e núcleos performáticos com o intuito de levantar questões acerca do papel político-ativo do indivíduo na sociedade contemporânea.

Registro do curso Aprenda a Costurar Livros com Lucas Dupin (Foto: Luiza Palhares)
SÃO PAULO
Aprenda a Costurar Livros: Curso de Encadernação com Lucas Dupin
21/7, Espaço Breu, Rua Barra Funda, 444 | espacobreu.com
O Espaço Breu, ambiente de experimentação artística, promove uma imersão nas técnicas de encadernação de livros e sketchbooks com Lucas Dupin. Costura tipo folheto e costura de folha solta são alguns dos procedimentos que serão trabalhados. Complementando as atividades do espaço, acontecem também os cursos “Acompanhamento de Projeto e Investigação em Arte Contemporânea” com Laura Belém e Rafael Vogt Maia Rosa, “Bergson e as Artes: Qual a Singularidade da Criação Artística?” com Franklin Leopoldo e Marcos Camolezi, “Pintura Dócil” com Renato Rios e, por fim, “Imagem Fotográfica: Alteridade, Poder e Violência” com Luiza Calagian e Rodrigo Arruda.

Grupo Lote do coreógrafo Cristian Duarte em investigação na Residência Artística da Casa do Povo (Foto: Reprodução)
EDITAL
Residência Para Coletivos – Casa do Povo
Até 29/7 | casadopovo.org.br
A Casa do Povo abre inscrições para companhias, grupos de pesquisa, movimentos ou qualquer manifestação de caráter coletivo que deseja desenvolver e divulgar seus trabalhos. Desde 2015 o edital de Residência para Coletivos da Casa do Povo oferece oportunidades para as mais diversas áreas da cultura. A chamada é para grupos dos campos científico, social, urbanístico, alimentício, artístico, etc., que normalmente não são opções contempladas em grandes editais culturais. Leia o edital em http://bit.ly/2ISxcUJ