seLecTs

Dicas da semana (15/12) selecionadas pela redação

Ana Beatriz Scudeler
A Cada Doze Dias e Uma Carta, litogravura de Tunga realizada em 2005 (Foto: Jorge Bastos)

SÃO PAULO
Tunga: O Corpo Em Obras
Até 11/3/2018, MASP, Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP | masp.org.br
Para encerrar com chave de ouro a programação do MASP de 2017, dedicada a sexualidade, o museu exibe exposição de Tunga, falecido em 2016. A individual, com curadoria assinada por Isabella Rjeille e Tomás Toledo, reúne cerca de cem obras que dissecam a maneira particular pela qual o artista pernambucano tratava assuntos relacionados a sexo e erotismo, questões que atravessaram toda sua produção. Assim, não é o caso de uma retrospectiva, mas sim de uma mostra com recorte curatorial bastante específico que sequer organiza trabalhos de maneira cronológica.

Detalhe do livro de artista X-Range, de Regina Vater, publicado originalmente em 1997 e reeditado pela Ikrek (Fotos: Divulgação)

SÃO PAULO
Venda Especial na Biblioteca Auroras
14/12 a 17/12, Galeria Auroras, Av. São Valério, 426 | ikerek.com.br
A Galeria Auroras une forças com a editora IKREK Edições para um evento especial de fim de ano. A IKREK entra no jogo com a venda de publicações de artistas, enquanto o Auroras oferece o espaço de sua biblioteca como palco. Entre os dias 14 e 17 de dezembro, será possível adquirir livros de artistas como Alfredo Jaar, Eduardo Basualdo, Lais Myrrha, Thiago Honório e Regina Vater, quem lança na ocasião o álbum com fotografias e poemas X-Range. E, ainda, também é possível conferir a exposição de pinturas de Gabriela Machado.

Detalhe do livro Poema/Processo:

SÃO PAULO
Lançamento do Livro Poema/Processo: Uma Vanguarda Semiológica
16/12, Galeria Superfície, Rua Oscar Freire, 240 | www.galeriasuperficie.com.br
Galeria Superfície encerra exposição Poema/Processo: Uma Vanguarda Semiológica, realizada tanto em seu espaço como na Biblioteca Mario de Andrade, com intensa programação no sábado, 16/12. Para começar, acontece o lançamento do livro homônimo, com 320 páginas sobre a história da poesia visual no Brasil. Em paralelo, o artista pernambucano Paulo Bruscky apresenta performance em comemoração aos 50 anos do movimento. E, para finalizar, ocorre a exibição do filme Apocalipopótese (Guerra e Paz, 1968) do poeta e documentarista Raymundo Amado, com registros de performances de Antonio Manuel, Hélio Oiticica e Lygia Pape.

Trabalho de Nelson Leirner

SÃO PAULO
Caderno de Xerox – Xerografia Nos Anos 70 em São Paulo
Até 25/3/2018, CCSP, Rua Vergueiro, 1000 | centrocultural.sp.gov.br
Durante as décadas de 1970 e 1980, muitos artistas brasileiros usaram a xerografia como linguagem, alimentados pela sua instantaneidade, multiplicidade e facilidade de manuseio. Levando isso em conta, o CCSP apresenta a exposição Caderno de Xerox, com obras de diversos artistas, como Alex Flemming, Hudinilson Jr., Leon Ferrari, Nelson Leirner, Paulo Bruscky e Regina Silveira. A mostra parte de uma pesquisa do Arquivo Multimeios do CCSP, realizada por Lisbeth Rebollo Gonçalves e Maria Olímpia Vassão em 1980. Paralelo à coletiva, o centro também apresenta o resultado do Prêmio Pesquisador do Programa de Exposições 2017.

SÃO PAULO
Cultura(s) Para Quem?
16/12, Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2500 | unibescultural.org.br
O último encontro do Cultura(s) Para Quem?, ciclo de debates sobre eventos e atividades culturais da cidade, será em 16/12 (sábado) às 14h. Dessa vez, o assunto é “Formação Cultural, Mediação e Programas Educativos”. Participam do evento Mônica Nador, artista, educadora e fundadora do Jardim Miriam Arte Clube (JAMAC), Elaine Fontana, educadora, curadora e artista, assim como a bailarina e educadora Josie Berezin, que media o bate-papo. As três conversam sobre como espaços culturais pensam suas atividades educativas, qual o perfil do público que frequenta esses espaços e como diversificá-lo. Para participar é necessário fazer inscrição pelo site www.escolaforumdasartes.org.br

Espaço da Galeria Pivô (Foto: Robin Pole)

EDITAL
Pivô Pesquisa – Open Call
Inscrições até 1 de fevereiro de 2018 | pivô.org.br
Estão abertas as inscrições para a residência Pivô Pesquisa, focada na prática e acompanhamento de ateliê de artistas. O programa busca apoiar a cena emergente em São Paulo a partir de um intercâmbio entre os participantes. Para se inscrever no edital, o artista não deve residir em São Paulo, deve ter mais de 20 anos e trabalhar profissionalmente com arte há no mínimo 3 anos. Serão oferecidas 4 bolsas com duração de 3 meses que devem iniciar no ano de 2018. O processo de seleção começará com o comitê composto pelos curadores convidados Bernardo de Souza, diretor da Fundação Iberê Camargo, e Camila Bechelany, curadora do MASP, que escolherão oito artistas. Depois, o Comitê de Patronos elegerá quatro deles. Ainda, para alargar o escopo da seleção, um Comitê de Indicação foi criado. Cabe a eles indicar artistas estrangeiros. Confira aqui o edital.

Jaraguá, Sinais, Manchas e Sombras (2015), de Evandro Carlos Jardim

SÃO PAULO
FACE a Face com o Acervo – Paisagens
Até 24/2/2018, FACE Gabinete de Arte, Rua Cunha Cago, 208 | facebook.com/facegabinetedearte
O público da Face Gabinete de Arte poderá conhecer melhor o acervo do espaço. Nos intervalos entre suas exposições individuais, a galeria passa agora a apresentar exposições coletivas com recortes temáticos. O projeto, de nome FACE a Face Com o Acervo, inicia com foco na pintura de paisagem e apresenta 25 obras, de 18 artistas, entre os quais estão Evandro Carlos Jardim, Fabio Miguez, Rita Loureiro e Rodrigo Andrade.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.