seLecTs – agenda da semana (20/9/18)

Avaf, Delson Uchôa, Celina Portella, Francisco Hurtz, SEXX BOXX, Francisco Hurtz, Talking to Action, Artepensamento

Da redação
Frame do programa Avalanches Vulcões Asteróides Furacões, que compila mais de 60 vídeos feitos pelo avaf entre 2003 e 2016 (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
aquele vestígio assim…feérico
avaf (assume vivid astro focus), d
e 22/9 a 3/11, Casa Triângulo, Rua Estados Unidos, 1324 | casatriangulo.com
Na exposição “aquele vestígio assim…feérico, o avaf mostra 
17 grandes e coloridas pinturas, 6 tapeçarias dançantes, o programa de vídeo Avalanches Vulcões Asteróides Furacões e uma instalação com pinturas de outros artistas. Enquanto isso, até 22/12, no espaço VIVA Projects, o grupo também apresenta uma retrospectiva de seus trabalhos efêmeros, colaborações com moda, capas de disco e tapetes.

Quarto Crescente (1989-2010), de Delson Uchôa (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Autofagia, Corrupio no Olhar, de Delson Uchôa
Subtrações, de Celina Portella
Até 20/10, Zipper Galeria, Rua Estados Unidos, 1494 | zippergaleria.com.br
Delson Uchôa mostra seis pinturas de grande formato, desenvolvidas ao logo dos últimos quarenta anos. O artista resgata trabalhos do passado e muitas vezes sobre eles intervêm. Esse processo de resgate é chamado pelo artista de Autofagia, título de sua individual. Simultaneamente, a Zipper também apresenta exposição de Celina Portella, como parte do projeto Zip’Up, destinado a novos artistas. A mostra Subtrações tem curadoria de Nathalia Lavigne e traz pinturas sobre fotografia.

Sem Título (2018), de Luiza Baldan

SÃO PAULO
arranjo
Exposição coletiva, de 22/9 a 3/10, Rua Bento Freitas, 306 | centralgaleria.com
Em Arranjo, a Central Galeria apresenta trabalhos de Adriana Affortunatti, Bruno Cançado, Luciana Paiva, Luiza Baldan e Rodrigo Sassi. A exposição traz o ato de arranjar como ferramenta criativa e reúne obras que relacionam artes visuais e arquitetura.

Mentira (2018), de Francisco Hurtz (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Um Homem Bateu em Minha Porta
Individual de Francisco Hurtz, de 25/9 a 27/10, Verve Galeria, Rua Lisboa, 285 |  vervegaleria.com
Francisco Hurtz trata de apresentar novos olhares sobre a representação do corpo masculino. Em sua individual na Verve Galeria, o artista exibe 20 trabalhos, entre desenhos, fotografias e pinturas. Hurtz estuda Teoria Queer e esquiva-se de adjetivos que normalmente descrevem homens representados em obras de arte, como jovem, viril e dominante.

SÃO PAULO
Artepensamento
Lançamento de site, 22/9, às 11h, Cineteatro do IMS Paulista, Av. Paulista, 2424 | ims.com.br
Artepensamento, feita com apoio do IMS, é uma plataforma digital que reúne ensaios e entrevistas desenvolvidas para os ciclos comandados pelo filósofo Adauto Novaes. O site será lançado em evento no sábado, 22/9, às 11h, no IMS Paulista, com debate entre Eugênio Bucci, Franklin Leopoldo e Silva, Marcelo Coelho e mediação de Adauto Novaes. Alguns intelectuais que já participaram de ciclos do filósofo estarão na plateia para complementar a discussão.

Registros da exposição Artigo Indefinido, com fotografias de pessoas que lutam pela causa LGBTQ

SÃO PAULO
SSEX BBOX
Conferência, de 20 a 23/9, Red Bull Station, Praça da Bandeira, 137 | redbullstation.com.br
A 4ª Conferência Internacional SSEX BBOX acontece no Red Bull Station durante quatro dias. Com a presença de brasileiros e estrangeiros, o evento é focado na teoria interseccional e debate assuntos como cisgeneridade, branquitude, masculinidades e monogamia. A programação traz debates, feira, exposição e workshops.

Recorte de capa do evento criado no facebook para a instalação (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
Phonosophia
Instalação de Camila Sposati, até 13/10, quintas e sábados, Goethe na Vila, Rua Pedroso, 258 | vilaitororo.org.br
A artista Camila Sposati apresenta uma coleção de objetos musicais feitos em cerâmica no espaço do Goethe-Institut da Vila Itororó Canteiro Aberto. Nas quintas e sábados dos próximos meses, músicos convidados fazem ensaios abertos. Os colaboradores elaboraram perguntas sobre os instrumentos de Phonosophia e tentam respondê-las musicalmente.

O BijaRi exibe instalação que revisita a intervenção Contando Con Nosotros, feita em Medellín, Colômbia, em 2011 (Foto: Divulgação)

CHICAGO
Talking to Action: Art, Pedagogy, and Activism in the Americas
Até 8/12, School of the Art Institute of Chicago, 33 S. State St., andar 7 | www.saic.edu
A exposição coletiva tem como foco trabalhos colaborativos, com raízes ativistas, produzidos nas Américas. Parte do projeto Pacific Standard Time La/La, seguirá para outra universidade americana, em Phoenix, Arizona, em janeiro de 2019. O Brasil está representado por trabalhos do BijaRi, do Grupo Contrafilé, da Frente 3 de Fevereiro e de Clara Ianni e Débora Maria da Silva.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.