seLecTs – agenda da semana (20/9/18)

Avaf, Delson Uchôa, Celina Portella, Francisco Hurtz, SEXX BOXX, Francisco Hurtz, Talking to Action, Artepensamento

Da redação

Publicado em: 20/09/2018

Categoria: Agenda, Destaque, Selects

Frame do programa Avalanches Vulcões Asteróides Furacões, que compila mais de 60 vídeos feitos pelo avaf entre 2003 e 2016 (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
aquele vestígio assim…feérico
avaf (assume vivid astro focus), d
e 22/9 a 3/11, Casa Triângulo, Rua Estados Unidos, 1324 | casatriangulo.com
Na exposição “aquele vestígio assim…feérico, o avaf mostra 
17 grandes e coloridas pinturas, 6 tapeçarias dançantes, o programa de vídeo Avalanches Vulcões Asteróides Furacões e uma instalação com pinturas de outros artistas. Enquanto isso, até 22/12, no espaço VIVA Projects, o grupo também apresenta uma retrospectiva de seus trabalhos efêmeros, colaborações com moda, capas de disco e tapetes.

Quarto Crescente (1989-2010), de Delson Uchôa (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Autofagia, Corrupio no Olhar, de Delson Uchôa
Subtrações, de Celina Portella
Até 20/10, Zipper Galeria, Rua Estados Unidos, 1494 | zippergaleria.com.br
Delson Uchôa mostra seis pinturas de grande formato, desenvolvidas ao logo dos últimos quarenta anos. O artista resgata trabalhos do passado e muitas vezes sobre eles intervêm. Esse processo de resgate é chamado pelo artista de Autofagia, título de sua individual. Simultaneamente, a Zipper também apresenta exposição de Celina Portella, como parte do projeto Zip’Up, destinado a novos artistas. A mostra Subtrações tem curadoria de Nathalia Lavigne e traz pinturas sobre fotografia.

Sem Título (2018), de Luiza Baldan

SÃO PAULO
arranjo
Exposição coletiva, de 22/9 a 3/10, Rua Bento Freitas, 306 | centralgaleria.com
Em Arranjo, a Central Galeria apresenta trabalhos de Adriana Affortunatti, Bruno Cançado, Luciana Paiva, Luiza Baldan e Rodrigo Sassi. A exposição traz o ato de arranjar como ferramenta criativa e reúne obras que relacionam artes visuais e arquitetura.

Mentira (2018), de Francisco Hurtz (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Um Homem Bateu em Minha Porta
Individual de Francisco Hurtz, de 25/9 a 27/10, Verve Galeria, Rua Lisboa, 285 |  vervegaleria.com
Francisco Hurtz trata de apresentar novos olhares sobre a representação do corpo masculino. Em sua individual na Verve Galeria, o artista exibe 20 trabalhos, entre desenhos, fotografias e pinturas. Hurtz estuda Teoria Queer e esquiva-se de adjetivos que normalmente descrevem homens representados em obras de arte, como jovem, viril e dominante.

SÃO PAULO
Artepensamento
Lançamento de site, 22/9, às 11h, Cineteatro do IMS Paulista, Av. Paulista, 2424 | ims.com.br
Artepensamento, feita com apoio do IMS, é uma plataforma digital que reúne ensaios e entrevistas desenvolvidas para os ciclos comandados pelo filósofo Adauto Novaes. O site será lançado em evento no sábado, 22/9, às 11h, no IMS Paulista, com debate entre Eugênio Bucci, Franklin Leopoldo e Silva, Marcelo Coelho e mediação de Adauto Novaes. Alguns intelectuais que já participaram de ciclos do filósofo estarão na plateia para complementar a discussão.

Registros da exposição Artigo Indefinido, com fotografias de pessoas que lutam pela causa LGBTQ

SÃO PAULO
SSEX BBOX
Conferência, de 20 a 23/9, Red Bull Station, Praça da Bandeira, 137 | redbullstation.com.br
A 4ª Conferência Internacional SSEX BBOX acontece no Red Bull Station durante quatro dias. Com a presença de brasileiros e estrangeiros, o evento é focado na teoria interseccional e debate assuntos como cisgeneridade, branquitude, masculinidades e monogamia. A programação traz debates, feira, exposição e workshops.

Recorte de capa do evento criado no facebook para a instalação (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
Phonosophia
Instalação de Camila Sposati, até 13/10, quintas e sábados, Goethe na Vila, Rua Pedroso, 258 | vilaitororo.org.br
A artista Camila Sposati apresenta uma coleção de objetos musicais feitos em cerâmica no espaço do Goethe-Institut da Vila Itororó Canteiro Aberto. Nas quintas e sábados dos próximos meses, músicos convidados fazem ensaios abertos. Os colaboradores elaboraram perguntas sobre os instrumentos de Phonosophia e tentam respondê-las musicalmente.

O BijaRi exibe instalação que revisita a intervenção Contando Con Nosotros, feita em Medellín, Colômbia, em 2011 (Foto: Divulgação)

CHICAGO
Talking to Action: Art, Pedagogy, and Activism in the Americas
Até 8/12, School of the Art Institute of Chicago, 33 S. State St., andar 7 | www.saic.edu
A exposição coletiva tem como foco trabalhos colaborativos, com raízes ativistas, produzidos nas Américas. Parte do projeto Pacific Standard Time La/La, seguirá para outra universidade americana, em Phoenix, Arizona, em janeiro de 2019. O Brasil está representado por trabalhos do BijaRi, do Grupo Contrafilé, da Frente 3 de Fevereiro e de Clara Ianni e Débora Maria da Silva.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.