seLecTs

Dicas da semana (22/2) selecionadas pela redação

Da redação
Mulheres visitam museu na Rússia (1958), fotografia de Luciano Carneiro (Foto: Acervo IMS)

FORTALEZA
Luciano Carneiro: O Olho e o Mundo
Até 13/5, Museu da Cultura Cearense, Rua Dragão do Mar, 81 | dragaodomar.org.br
Resultado de uma parceria entre o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Moreira Salles, a exposição O Olhar e o Mundo apresenta cerca de 300 fotografias de Luciano Carneiro. Com curadoria de Sergio Burgi, a mostra conta com imagens registradas entre 1940 e 1950, quando o fotojornalista trabalhou para revista O Cruzeiro.

Pintura Sem Título (1979) de Tomie Ohtake (Foto: Everton Ballardin, Cortesia da Artista, Galeria Nara Roesler)

RIO DE JANEIRO
Tomie Ohtake: nas pontas dos dedos
Até 13/4, Galeria Nara Roesler – Rio de Janeiro, Rua Redentor, 241 | nararoesler.art
Exposição traz pesquisa inédita do curador Paulo Miyada sobre a obra de Tomie Ohtake. Miyada encontrou cadernos de estudos quase não conhecidos na casa-ateliê da artista e construiu, a partir deles, pontes de leitura entre trabalhos de 1960 a 1980. A mostra passou por São Paulo em 2017 e agora chega ao Rio com nova configuração.

As Conchas Vagina (2017), de Brígida Baltar (Foto: Claudia Tavares, Cortesia da Artista, Galeria Nara Roesler)

SÃO PAULO
A Carne do Mar, de Brígida Baltar
Morro Mundo, de Laura Vinci
De 24/2 a 24/3, Galeria Nara Roesler, Av. Europa, 655 | nararoesler.art
Na sede paulistana da Galeria Nara Roesler, duas artistas apresentam individuais. Brígida Baltar exibe 12 esculturas em A Carne do Mar, com curadoria de Marcelo Campos. Já Laura Vinci expõe a instalação Morro Mundo, em que usa fumaça branca para desorientar e reorientar o público.

Fotografia de Dani Tranchesi

SÃO PAULO
Caixa-clara
Dani Tranchesi, de 27/2 a 27/3, Galeria Estação, Rua Ferreira de Araújo, 625 | galeriaestacao.com.br
Com curadoria de Cassio Vasconcellos e Paula Braga, a exposição Caixa-clara traz séries de fotografias de Dani Tranchesi. Os trabalhos foram realizados a partir de um arquivo digital de imagens registradas em mais de sessenta países.

Obra de Dedé (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
ENTRELINHAS
Dedé, até 1/3, Arte Hall Galeria de Arte, Rua Cônego Eugenio Leite, 240 | artehall.com.br
Arte Hall traz exposição do artista autodidata e designer gráfico Renato Lins, conhecido como Dedé. A mostra tem curadoria de Daniel Rangel e exibe trabalhos em que o universo digital relaciona-se ao analógico.

Vista da exposição Queermuseu em Porto Alegre (Foto: F. Zago/Studio Z)

RIO DE JANEIRO
Levante Queremos Queer
24/2, das 10h às 22h, EAV Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414 | eavparquelage.rj.gov.br
Parque Lage leva adiante seu interesse em receber a exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira e cria campanha de financiamento coletivo (benfeitoria.com/queermuseu) para viabilizar a remontagem. A mostra foi primeiramente realizada em 2017 no Santander Cultural, em Porto Alegre, e foi encerrada com antecedência devido a protestos. Além da campanha, o Parque Lage também realiza levante festivo contra a censura e intolerância no sábado 24/2. Confira a programação completa do evento aqui.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.