seLecTs

Agenda da semana (26/4/18)

Da redação
Detalhe de vídeo Mártir da Água (2014), de Bill Viola (Foto: Cortesia Bill Viola Studio)

SÃO PAULO
Visões do Tempo
Bill Viola, de 29/4 a 9/9, Sesc Avenida Paulista, Av. Paulista, 119 | sescsp.org.br/avenidapaulista
Exposição individual do artista norte-americano Bill Viola inaugura Sesc Avenida Paulista em São Paulo, novo espaço da rede. Com curadoria de Kira Perov, diretora executiva do Bill Viola Studio, a mostra traz recorte da produção do artista dos últimos vinte anos, com foco em videoinstalações. Entre a seleção estão obras apresentadas pela primeira vez no Brasil.

SÃO PAULO
Cidades e as Tecnologias Digitais
De 8/5 a 29/5, Faap, Av. Alagoas, 903 | cursos.faap.br
O arquiteto-urbanista Lucas Girard ministra o curso “Cidades e as Tecnologias” na Faap, às terças-feiras, das 19h30 às 22h. O curso tem como objetivo discutir o desenvolvimento de tecnologias digitais e suas consequentes oportunidades e desafios. Girard ainda apresenta iniciativas que usam esse tipo de tecnologia para propostas no meio urbano. O investimento para o público geral é de três parcelas de R$ 187.

Fotografia de Olivier Boëls

BRASÍLIA
Yawalapiti – Entre Tempos
Olivier Boëls, até 20/5, Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Setor Cultural Sul Lote 02
Aberta no Dia do Índio, 19/4, exposição mostra o resultado do contato entre o fotógrafo francês Olivier Boëls e o povo do Xingu Yawalapiti. Boëls conviveu durante mais de cinco anos com a comunidade indígena e agora apresenta 80 imagens que revelam aspectos de seu cotidiano, assim como textos e legendas feitas por membros da tribo. Ao longo do período expositivo, 90 indígenas revezam-se e realizam mediação com o público.

Serradores (1959), pintura de Djanira (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Modernos 10, Destaques da Coleção
10 Contemporâneos
De 28/4 a 30/9, Instituto Casa Roberto Marinho, Rua Cosme Velho, 1105 |
Abre um novo espaço cultural na casa onde Roberto Marinho costumava viver. Dirigido pelo curador Lauro Cavalcanti, o local pretende organizar duas exposições anuais que partirão da coleção de Marinho. Marcando a inauguração acontecem as mostras “Modernos 10, Destaques da Coleção” e “10 Contemporâneos”. Enquanto a primeira reúne 124 obras do acervo do jornalista, a segunda traz artistas contemporâneos que homenageiam o novo espaço ao criar gravuras sobre o tema “casa”.

Brasão (2017), de Luiz Hermano (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Exposição de Acervo
Até 26/5, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rua Barão de Jaguarobe, 387 | lucianacaravello.com.br
Galeria Luciana Caravello comemora 7 anos com exposição de obras de seu acervo. A mostra ocupa os três andares do espaço carioca e apresenta trabalhos de artistas como Ana Linnemann, Eduardo Kac, Fernando Lindote, Ivan Grilo e Nazareno.

Objeto Cinético (2006-2018), de Abraham Palatnik (Foto: Pat Kilgore, Cortesia do Artista, Galeria Nara Roesler)

RIO DE JANEIRO
Em Movimento
Abraham Palatnik, até 14/6, Galeria Nara Roesler, Rua Redentor, 241 | nararoesler.art
Em celebração do 90 anos de Abraham Palatnik, Galeria Nara Roesler recebe em sua sede carioca uma individual do artista. A exposição reúne trabalhos recentes e tem como ponto central a obra inédita Objeto Cinético (2018).

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.