icon-plus
Imagem fotografada na noite de abertura (Foto: Raquel Romero-Faz)
Postado em 30/06/2017 - 4:41
seLecTs
Dicas da semana (30/6) selecionadas pela redação
Luana Fortes

RIO DE JANEIRO 
VOZ À PLURALIDADE

Os Corpos São as Obras, até 4/8, Despina, Largo das Artes, Rua Luis de Camões, 2 | despina.org
Com curadoria de Guilherme Altmayer e Pablo León de la Barra, a coletiva Os Corpos São as Obras busca problematizar a ideia dos corpos-obra e obras-corpo, levando em conta os padrões e discursos normativos que esses conceitos vem englobando. A exposição levanta a memória de artistas que foram atravessados por essas coibições e dá voz à pluralidade.

Verônica Santos, do espetáculo Rés (Foto: Gal Oppido)

SÃO PAULO
NEGRAS NA DANÇA
II Encontro de Mulheres Negras na Dança, de 3 até 29/7, Centro de Referência da Dança, Baixos do Viaduto do Chá, s/nº | crdsp.com.br
Encontro de Mulheres Negras na Dança busca revelar o trabalho de artistas negras de diversas gerações e estimular a reflexão a respeito de suas conquistas. Entre os dias 3 e 8/7, acontecem quatro espetáculos, dois workshops e a performance Leite Derramado, de Ana Musidora, que marca a abertura da exposição Mulheres Negras – no espaço até 29/7.

Pulsar (1975), de Augusto de Campos (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
AUGUSTO DE CAMPOS
O Pulsar, de 1/7 até 22/7, Luciana Brito Galeria, Avenida Nove Julho, 5162 | www.lucianabritogaleria.com.br
Versões originais de poemas de Augusto de Campos podem ser conferidas em O Pulsar, primeira exposição dedicada ao artista, um dos expoentes da poesia concreta brasileira. Reunindo trabalhos realizados entre 1975 e 1983, a mostra tem curadoria de Daniel Rangel e apresenta a forma particular pela qual os concretistas organizavam seus textos, denominada verbivocovisual.

Fashion Sunsets (Foto: Vitor Gracia)

SÃO PAULO
FATTO A MANO
Fashion Sunsets, 1º/7, IED São Paulo, Rua Maranhão, 617 | ied.edu.br
Na tarde de sábado, o IED São Paulo apresenta a terceira edição do Fashion Sunsets, com uma programação gratuita que celebra a tradição e o futuro das técnicas manuais. O evento conta com feira de designers e artesãos, comes e bebes, além de palestras, para as quais é necessário se inscrever através do site: bit.ly/FashionSunsets2017

BRASIL
ARTE AUDIOVISUAL
Inscrições para Music Video Festival (m-v-f-) Awards 2017, até 14/7 | musicvideofestival.com.br
Estão abertas as inscrições para a quinta edição do m-v-f- Awards, festival internacional que premia as melhores direções de videoclipes, em seu formato de arte audiovisual, dos últimos doze meses. Os projetos devem ser inscritos através do site musicvideofestival.com.br, no qual também serão divulgados, no dia 18/7, os 15 finalistas. Já os sete vencedores serão anunciados na cerimônia de encerramento em 29 e 30 de julho no MIS SP, que contará com uma programação ainda a ser divulgada.

SÃO PAULO
MODA AUTORAL
Costura Desconstruída com Luciana Pareja, 6, 13, 20 e 27/7, MAM-SP, Parque Ibirapuera | mam.org.br
No curso Costura Desconstruída, a designer artesanal Luciana Pareja apresenta uma nova forma de pensar a  beleza de uma roupa e sua própria confecção. A partir de aulas práticas de costura manual, seus alunos transformarão antigas vestimentas em novas peças autorais. Serão 4 encontros por R$ 160. Inscreva-se pelo e-mail: cursos@mam.org.br

Trabalho de Valdirlei Dias Nunes (Foto: Edouard Fraipont)

SÃO PAULO
MALHAS E PADRÕES
Pinturas e Relevos Recentes, de 3/7 até 5/8, Casa Triângulo, Rua Estados Unidos, 1324 | casatriangulo.com
Valdirlei Dias Nunes apresenta sua quinta exposição individual na Casa Triângulo. Dessa vez, expõe sete pinturas e nove relevos, em que mergulha na sua recente pesquisa a respeito de malhas e padrões geométricos que percebe em objetos do dia a dia a partir de composições geométricas abstratas. Chama a atenção como sua produção vem distanciando-se de elementos figurativos.

Paul Viaud em almirante do século XVIII (O almirante Viaud), de Toulouse-Lautrec (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
ACONTECE NO MASP
Em Vermelho, de Toulouse-Lautrec, Nada Levarei Qundo Morrer, de Miguel Rio Branco, e Montagens, de Tracey Moffatt, de 30/6 até 1/10, MASP, Avenida Paulista, 1578 | masp.art.br
A programação do MASP está repleta de novidades. A partir do dia 30/6, inauguram três exposições com diferentes abordagens. Em Vermelho, apresenta a maior individual do francês Toulouse-Lautrec já feita no Brasil, mostrando as excêntricas personagens desenhadas e pintadas pelo artista. Já Nada Levarei Qundo Morrer revela uma seleção de fotografias da série Maciel, de Miguel Rio Branco, realizada no Pelourinho, Salvador. E, por fim, o museu exibe três dos oito vídeos que compõem a série Montagens, da australiana Tracey Moffatt, que discutem raça, gênero e alteridade.