Agenda cultural da semana (13/6/2019)

Júlio Villani, Estética da Amizade, Lucia Koch, Anaísa Franco, Carlos Adriano, Angelo de Aquino, Frantz, Henri-Georges Clouzot, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi

Da redação
Pássaros (2016) obra de Júlio Villani (Foto: Cortesia Júlio Vilani e Galeria Estação)

SÃO PAULO
Por Um Fio
Individual de Julio Villani, 15/6 a 27/7, Galeria Estação, Rua Ferreira de Araújo, 625 | galeriaestacao.com.br
Um aspecto mais conhecido da obra do artista Julio Villani são suas pinturas construtivas sobre tela e papel. Nesta mostra, no entanto, são apresentadas composições frágeis com objetos apropriados, como conchas, panelas ou peneiras que associadas a pedaços de arame ou madeira formam gansos, patos, insetos ou retratos, pendurados nas paredes do espaço ou suspensos do teto.

Paisagens Imaginários (s/d) pintura de Angelo de Aquino (Foto: Jaime Acioli)

PETRÓPOLIS
Paisagens imaginárias
Individual de Angelo de Aquino, 15/6  21/7, Mul.ti.plo Espaço Arte, Estrada Almirante Paulo Meira, 8.400 | multiploespacoarte.com.br
Na mostra, cerca de 20 pinturas de composições orgânicas, uma parte menos conhecida da obra do pintor e desenhista famoso por sua figuração simplificada de caráter pop. Quase paisagens, quase abstrações, essa pinturas se valem de uma ampla gama de recursos pictóricos, como passagens tonais, padrões decorativos e uma gestualidade mecânica que dinamizam os planos de cores.

Pintura de Frantz (Foto: Divulgação)

PORTO ALEGRE
Também E Ainda Pintura
Individual de Frantz, 13/6 a 1/9, MARGS, Praça da Alfândega | margs.rs.gov.br
Com mais de 70 obras, a mostra apresenta a produção do artista gaúcho Frantz, desde os anos 1980 até o presente, questionando os limites e as possibilidades da pintura, em três eixos: trabalhos de grandes dimensões, pichações e liquid paper, no qual o artista intervém sobre catálogos de exposições e objetos apropriados.  

Obra de Waltércio Caldas (Foto: Divulgação)

JUIZ DE FORA
Afinidades Afetivas
Itinerância da 33a Bienal, até 8/9, Museu de Arte Murilo Mendes, Rua Benjamin Constant, 790 | museudeartemurilomendes.com.br
Seguindo sua itinerância pelo país, a 33a Bienal chega a Juiz de Fora com um recorte de cerca de 40 obras de artistas como Bruno Moreschi, Ana Prata, Sofia Borges e Waltércio Caldas, além de uma série de oficinas e atividades destinadas a promover o debate e a formação no local.

Sem Título (década de 1990) obra de Iole de Freitas (Foto: Isabella Matheus/Pinacoteca)

SÃO PAULO
A Linha Como Direção
Exposição coletiva, 15/6 a 3/2/2020, Estação Pinacoteca, Largo General Osório,66 | pinacoteca.org.br
A mostra reúne obras do acervo do museu que tenham raízes construtivas, ainda que trabalhadas de modos inusitados ou questionando os pressupostos produtivos dessas correntes. Com curadoria do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do museu, conta com obras de artistas como Erika Verzutti, Iole de Freitas, León Ferrari, Sérgio Sister, entre outros.

Amala (s/d) obra de Luiz Marcelo (Foto: Juliano Varela)

SÃO PAULO
Ounjé – Alimento dos Orixás
Exposição, 18/6 a 25/8, SESC Ipiranga, Rua Bom Pastor, 822 | sescsp.org.br
Com uma curadoria coletiva de Adriana Aragão, Ana Celia Santos, Ayrson Heráclito, Beatriz Coelho, Bel Coelho, Maria Lago e Patrícia Durães, a mostra introduz o público à cultura culinária africana. Um espaço cênico reproduz a estrutura de um terreiro no qual serão apresentadas performances, mostras de dança, música, além de oficinas e rodas de conversa que buscam ampliar a compreensão desse universo.

Sem Título 02 da Série Imêmores (vôos) Fotografia de Alberto Bitar

SÃO PAULO
Imêmores
Individual de Alberto Bitar, 15/6 a 17/7, Galeria Virgilio, Rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto 426 | galeriavirgilio.com.br
A exposição é o resultado de seis anos de produção, nos quais o fotógrafo pesquisou assuntos como  voos, cidades e margens. Máquinas, lugares e objetos ligados ao movimento e ao deslocamento são fotografados em momentos de pausa, levando a uma reflexão sobre o silêncio, a memória e a contemplação.

Fixação (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Fixação
Exposição coletiva, Ponder 70, Travessa Ponder, 70| ponder70.com
A exposição reúne os interesses em comum dos artistas Juliana Bernadino, Nicole Venturini e Pepi Lemes por materiais vulgares e um comportamento ofensivo, tanto de uns com os outros, quanto de sua relação com o público e as instituições.

Sem Título (2019) Pedro Varela (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Autofágico
Individual de Pedro Varela
Crash
Exposição coletiva, 15/6 a 3/8, Zipper Galeria, R. Estados Unidos 1494 | zippergaleria.com.br
Pedro Varela produz pinturas em que uma paleta contrastante é utilizada para discutir uma ideia de tropical, transitando livremente entre a abstração e a figuração. Com curadoria de Marcelo Campos, a mostra apresenta um imaginário de referências organizadas de modo não linear,  do Carnaval ao Barroco mineiro. Já a coletiva Crash reúne obras de Camila Svenson, Enantios Dromos, Henrique Fagundes e Pedro Ferreira a partir da ideia de narrativas ficcionais em uma curadoria de Fernanda Medeiros e da artista Romy Pocztaruk.

On Shame (2014) obra de Anaísa Franco (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Psychosomatic Series
Individual de Anaísa Franco
Resíduos
Individual de Gene Johnson, 18/6 a 3/8, Galeria Lume, Rua Gumercindo Saraiva, 54 | galerialume.com
Anaísa Franco produz esculturas interativas que buscam discutir questões psicanalíticas e afetivas através do uso da tecnologia. Já o artista norte americano Gene Johnson apresenta uma série de colagens abstratas e geométricas que guardam uma memória das formas e das texturas da cidade.

Sem Título #3 (2015-2016) frame de filme de Carlos Adriano (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
E Para Que Poetas Em Tempo De Pobreza? Cinepoemas De Carlos Adriano
Individual, 18/6 a 28/7, Instituto Tomie Ohtake, Av. Faria Lima 201 | institutotomieohtake.org.br
Trabalhando com material de arquivos mesclados a elementos ficcionais e biográficos, Adriano é um dos expoentes do que se chama “trechos de filmes encontrados”. Com curadoria de Priscyla Gomes, a mostra apresenta os filmes do cineasta em formato de exposição, reunindo entrevistas com ícones do cinema como Pier Paolo Pasolini e Joan Brossa a depoimentos de refugiados sírios, entre outros trabalhos.

Casa de Vidro (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Eventos na Casa de Vidro
Intervenção de Lucia Koch e comemoração do Bloomsday, 15/6, Casa de Vidro, General Almerio de Moura 200 | institutobardi.org
Expandindo sua programação, a Casa de Vidro recebe uma intervenção da artista Lucia Koch. Uma cortina com um degradê é instalada na fachada do espaço com um filtro de azuis usado no cinema para correção de luzes naturais. No dia da abertura, o espaço também recebe uma série de atividades relacionadas ao Bloomsday, dedicado à celebração do personagem Leopold Bloom, do livro Ulisses de James Joyce.

Divina Geometria (s/d) fotografia de Oskar Metsavaht (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Divina Geometria
Individual de Oskar Metsavaht, 15/6 a 1/9, Museu de Arte Sacra, Avenida Tiradentes, 676 | museuartesacra.org.br
Com curadoria de Marc Pottier, a mostra discute a construção do Cristo Redentor, tanto em esculturas quanto em fotografias e instalações que apresentam a monumental escultura de concreto por ângulos inusitados de uma forma que desconstrói sua imagem mais icônica. Ingresso R$6,00.

II Edital De Ocupação Da Sala De Projetos Do Auroras (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
II Edital De Ocupação Da Sala De Projetos Do Auroras
Inscrições até 1/7, auroras, Avenida São Valério, 426 | auroras.art.br
Estão abertas as inscrições para ocupação da Sala de Projetos do auroras. Podem ser inscritos projetos individuais ou em dupla de artistas que trabalham com quaisquer linguagens, curadorias ou propostas para textos críticos. Clique aqui para mais informações.

Cena de O salário do Medo, de Henri-Georges Clouzot (Foto: Reprodução)

RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO
Henri-Georges Clouzot
Retrospectiva, 13 a 26/6, IMS | ims.com.br
Tanto em sua sede no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, o Instituto Moreira Salles apresenta uma retrospectiva com sete filmes do cineasta francês conhecido por sua atmosfera noir. Confira a programação completa aqui. Ingressos R$8,00.

Retrato de Leontina Giorgi (década de 1970) pintura de Bruno Giorgi (Foto: Jaime Acioli)

RIO DE JANEIRO
Estética da Amizade
Exposição de Alfredo Volpi e Bruno Giorgi, 14/6 a 27/7, Pinakotheke Cultural, Rua São Clemente 300 | pinakotheke.com.br
Com mais de 130 obras majoritariamente inéditas, a mostra narra a amizade entre os dois artistas, assim como aspectos formais e temáticos comuns a ambos, assim como alguns trabalhos realizados em colaboração. O projeto conta ainda com um livro com textos de Rodrigo Naves, Mário de Andrade e David Léo Levisky.

Angel Viana (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
O Corpo Filosófico
Encontro com Angel Viana e Convidados, 15/6, Paço Imperial, Praça XV de Novembro, 14 | amigosdopacoimperial.org.br
A bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento Angel Viana é a homenageada da 38a edição das Ocupações do Itaú Cultural. Neste evento promovido em parceria com entre o Itaú Cultural e o Paço Imperial, convidados como Gina Ferreira, Lula Vanderlei e Carol Bahia discutem questões relacionadas ao corpo e à obra da artista.

Festival Mulheres do Mundo (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Festival Mulheres Do Mundo | Esquenta Wow 2019
Evento, 15/6, A Gentil Carioca, Rua Gonçalves Ledo, 17 | agentilcarioca.com.br
O festival busca reunir mulheres de diferentes cidades para discutir aspectos cruciais da experiência feminina no mundo, como suas trajetórias, desafios e desejos. Nesta edição, o tema é Ocupações, Cidades, Mulheres e contará com rodas de conversa, debates e oficinas em torno das ideias de ativismo, empreendedorismo, arte e cultura.

É Preciso Continuar (2018) obra de Regina Parra na 8a Mostra 3m de Arte Digital

EDITAL
9ª edição da Mostra 3M de Arte
Inscrições abertas até 30/6 | mostra3mdearte.com.br
Sob o conceito de “Um mundo melhor e possível” esta edição da mostra conta com curadoria do artista Daniel Lima. O edital selecionará cinco artistas de diferentes estágios de carreira para produção de uma obra inédita que dialogue com a região do Largo da Batata. Para mais informações acesse o edital.

 

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.