seLecTs – agenda da semana (14/2/2018)

Paul Klee, Anna Maria Maiolino, Beto Shwafaty, Alex Flemming, Frederico Filippi, 5º Bas​tidores da Curadoria, Grupo Escola Entrópica, Editais

Da redação

Publicado em: 14/02/2019

Categoria: Agenda, Selects

Harmonia Da Flora Setentrional (1927), pintura de Paul Klee com moldura original, do Zentrum Paul Klee, Berna, doada por Livia Klee (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Paul Klee – Equilíbrio Instável
Retrospectiva, até 29/4/2019, CCBB SP, Rua Álvares Penteado, 112 | bb.com.br/cultura
Centro Cultural Banco do Brasil leva a três de suas unidades uma grande retrospectiva do suíço Paul Klee (1879-1940), importante nome do modernismo europeu. Com 120 obras provenientes do acervo do Zentrum Paul Klee, em Berna, com mais de 4 mil itens, a exposição traz desde desenhos de infância até a última pintura que realizou antes de falecer. A curadoria é assinada por Fabienne Eggelhöfer, curadora-chefe do Zentrum. Depois de inaugurar em São Paulo, passa pelos CCBBs do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte.

Trabalhos da série Cobrinhas (2018), de Anna Maria Maiolino (Foto: Edouard Fraipont)

SÃO PAULO
Em Tudo – Todo, de Anna Maria Maiolino
Amanhã Não Lembrarei De Nada, de Beto Shwafaty
Até 23/3/2019, Galeria Luisa Strina, Rua Padre João Manuel, 755 | galerialuisastrina.com.br
Anna Maria Maiolino exibe individual com 19 obras que tem como protagonista a linha, tanto em trabalhos mais escultóricos quanto em desenhos. A artista celebra 60 anos em 2019 e comemora com uma grande retrospectiva no país onde nasceu, Itália, no PAC de Milão. Também na Luisa Strina acontece a individual do paulistano Beto Shwafaty, que mostra obras inéditas que relacionam acontecimentos históricos com o momento atual no Brasil.

Trabalho de Alex Flemming (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Alex Flemming – Série Ecce Homo
Exposição individual, até 21/3/2019, Galeria Emmathomas, Al. Franca, 1054 | emmathomas.com.br
Alex Flemming exibe na Galeria Emmathomas sua nova série de trabalhos, com 28 peças desenvolvidas durante residência na Fundação Marcos Amaro, em Itu. Chamada Ecce Homo, a série foi feita com pias de banheiros dos anos 1970 e 1980, sobre as quais desenhou usando ponta de diamante. A exposição tem curadoria de Ricardo Resende.

SÃO PAULO
Consultorias, Conselhos & Palpites
Grupo de estudos com Virgínia de Medeiros e Fabio Morais, de 14/3/2019 a 25/6/2019, Instituto Tomie Ohtake, Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 | institutotomieohtake.org.br
Os artistas Virgínia de Medeiros e Fabio Morais coordenam este semestre um novo grupo de estudos e acompanhamento de processos na Escola Entrópica do Instituto Tomie Ohtake. Com discussões e exercícios provocativos, o curso pretende promover o aprofundamento nos processos criativos dos participantes. A distribuição de vagas é feita a partir de uma entrevista que acontece em 26/2, às 15h ou às 19h. Para se inscrever no primeiro horário, clique aqui. Para o segundo, clique aqui.

Museu de arte de São Paulo (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
5º Bas​tidores da Curadoria: Acervo do MAM
Roda de conversa, 16/2/2019, MAM SP, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque do Ibirapuera | mam.org.br
Formandos da pós-graduação em Curadoria de Arte do Senac Lapa Scipião apresentam seus projetos de conclusão de curso em roda de conversa com Felipe Chaimovich, Paula Amaral e Sandra Tucci. Os alunos contaram com a colaboração do MAM para a realização de seus trabalhos e tiveram acesso a todo o acervo do museu. Os projetos tratam de assuntos como enegrecimento, arte indígena e arte naif. A roda de conversa acontece das 14h às 17h e tem entrada gratuita.

Trabalho de Frederico Filippi (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Cobra Criada
Individual de Frederico Filippi, de 19/2/2019 a 6/4/2019, Galeria Athena, Rua Estácio Coimbra, 50 | galeriaathena.com
Frederico Filippi mostra 20 trabalhos inéditos na individual Cobra Criada, que tem texto reflexivo do antropólogo, jornalista e curador Fábio Zuker. As obras tratam da disputa por território na Amazônia em relação ao desmatamento, à industrialização, à exploração mineral e às rotas de contrabando de drogas. “Frederico rejeita o problemático lugar de ‘falar sobre’, para experimentar pensar esses processos de destruição a partir dos próprios materiais; como se as próprias palavras não bastassem, fossem insuficientes, ou mesmo desprovidas de significado”, afirma Zuker.

Identidade visual da bolsa, com imagem da instalação Ninhos (1970), de Hélio Oiticica (Foto: Reprodução)

EDITAL
Bolsa de residência 2019 – New Yorkinscrições até 20/3/2019 | eavparquelage.rj.gov.br
Um berro, um sussurro, 
inscrições de performances até 24/2/2019 | eav.biblioteca@gmail.com
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage está com duas convocatórias abertas para artistas. Uma é a Bolsa de Residência 2019 – New York, organizada em parceria com a AnnexB. Podem se inscrever alunos ou ex-alunos matriculados em cursos da escola no último biênio (2018-2019), pelo formulário aqui. O selecionado passará dois meses em Nova York, com início previsto para junho de 2019, e receberá valor em dinheiro destinado a custos da viagem. A segunda convocatória é para que artistas e alunos proponham performances ou trabalhos performativos para dentro ou ao redor da biblioteca da EAV Parque Lage, ao longo do primeiro semestre de 2019. As propostas devem ser feitas por e-mail para eav.biblioteca@gmail.com até 24/2. O email deve ter uma proposição em escrito com 300 palavras, até 3 páginas com esboços ou imagens e uma breve biografia do proponente. O assunto da mensagem deve ser Proposta Biblioteca.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.