seLecTs – agenda da semana (16/1/2020)

Bienal Black Brazil Art, Peter Scheier, Estruturas Encontradas, Salão dos Artistas Sem Galeria, Laura Vinci, Vicente Mello, Paul Ronald

Da redação

Publicado em: 16/01/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Agbê #07 de Ilana Paterman (Foto: Divulgação)

PORTO ALEGRE
1ª Bienal Black Brazil Art
Exposição coletiva, até 07/2, Museu da UFRGS, Av. Osvaldo Aranha, 277 | ufrgs.br/museu
Com um recorte curatorial sobre produções de mulheres afrodescendentes, a museóloga porto-alegrense Patricia Brito selecionou artistas e coletivos como Afroberdiana, Carolina Cerqueira, Érica Nogueira, Ilana Paterman, Jordana Braz, Karolline de Oliveira, Lais Oliveira, Matheus Dias, Mayara Smith, Rosa Paiva, Rosane Soares, Soupixo e Valquíria Pires para discutir narrativas sobre dor, violência e feminismo.  Além da exposição, uma série de debates e atividades educativas complementam a mostra. 

Montagem da I Bienal do MAM SP, em 1951. Aldo Bonadei, Bruno Giorgi, Sérgio Milliet e Victor Brecheret ao lado da pintura Criança morta (1944), de Candido Portinari (Foto: Peter Scheier, Acervo IMS)

SÃO PAULO
Arquivo Peter Scheier
Retrospectiva, de 25/1 a 24/5, IMS, Avenida Paulista, 2424 | ims.com.br
O acervo do fotógrafo alemão Peter Scheier (1908-1979), que veio para o Brasil em 1937 como refugiado do nazismo, tem cerca de 35 mil negativos e está sob a guarda do IMS. Com curadoria de Heloisa Espada, esta é a primeira exposição de Scheier em 50 anos e reúne cerca de 300 peças, como fotografias, documentos, álbuns e publicações, que transitam entre fotojornalismo, eventos sociais, imagens da arquitetura e marcos históricos como a construção de Brasília. 

Vista da exposição Estruturas Encontradas na Galeria Nara Roesler (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
Estruturas Encontradas
Exposição coletiva, até 15/2, Galeria Nara Roesler, Avenida Europa, 655 | nararoesler.ar
Em 2020, o curador Luis Pérez Oramas passa a coordenar o projeto curatorial da Galeria Nara Roesler e inaugura a fase com a coletiva Estruturas Encontradas. A mostra traz obras de Brígida Baltar, Cao Guimarães, Fabio Miguez, Lucia Koch, Milton Machado, Paulo Bruscky, Raul Mourão e Sérgio Sister, selecionadas pelo seu caráter construtivo, que partem do cotidiano para se formalizarem como pinturas, esculturas e fotografias. 

O Mergulho (2019) de Rosa Hollmann (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
11º Salão dos Artistas Sem Galeria
Exposição coletiva, de 16/1 a  20/2, Lona Galeria, R. Brigadeiro Galvão,990| lonagaleria.com e de 18/1 a 20/2, Zipper Galeria, Rua Estados Unidos, 1494| zippergaleria.com.br
Tradicionalmente, o Salão dos Artistas Sem Galeria ocorre na Zipper Galeria e em algum outro espaço recente da cena artística de São Paulo. A segunda sede do evento esta edição é a Lona Galeria, fundada em  2019 por Duilio Ferronato e o artista Higo Joseph. O 11º Salão apresenta artistas como Diego Castro, Gustavo Lourenção, Rosa Hollmann, Nilda Neves, entre outros selecionados por um comitê composto por Renato de Cara, Jairo Goldenberg e Marlise Corsato. Em seguida, a mostra segue para a Galeria Murilo Castro, em Belo Horizonte. 

Livro Fotonovela de Walda Marques (Foto: Karina Bacci)

SÃO PAULO
Livros de artista da Biblioteca do MAM, exposição coletiva
Ocupação de Laura Vinci, individual
Pli Selon Pli, individual de Vicente de Mello, até 16/2, MAM SP, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° | mam.org.br
Com curadoria de Felipe Chaimovich, a coletiva Livros de artista da Biblioteca do MAM analisa o florescimento dessa mídia nos anos 1960 e 1970 como forma de veiculação de ideias de artistas, a partir da coleção do museu, que inclui obras de Almandrade, Antonio Dias, Dora Longo Bahia, Julio Plaza, León Ferrari, Marcius Galan, Nuno Ramos, Paulo Bruscky, Regina Silveira e Rosângela Rennó. Simultaneamente, Laura Vinci apresenta uma intervenção com folhas fundidas em latão da série Folhas Avulsas (2018), recém doada para o museu, convidando o público para uma reflexão sobre as relações entre arte e ecologia. Por fim, Vicente Mello é o artista convidado para o Projeto Parede do MAM SP e apresenta uma série de desenhos inspirados nos postes de Varsóvia junto a uma instalação sonora. 

Detalhe de pintura de Pedro Ursini na exposição La Ciénaga (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
La Ciénaga
Individual de Pedro Ursini, de15/1 a 29/2, Galeria Tato, Rua Oscar Freire, 565 | galeriatato.com
Com curadoria de Guilherme Teixeira, uma série de pinturas recentes de Pedro Ursini confrontam campos de cor de fatura marcada, obras de escalas variadas e temas como o esvaziamento das relações, o abandono humano e paisagens isoladas. O título da mostra é uma alusão ao filme homônimo da diretora argentina Lucrecia Martel.

Núcleo Macabéa (Foto: Julieta Bacchin)

SÃO PAULO
Teatro é lugar de fala
Debates, de 20/1 a 17/2, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363 | oficinasculturais.org.br
Com o objetivo de discutir questões como feminismo, classe, raça, gênero e direitos humanos no teatro, o Núcleo Macabéa organiza uma série de debates com dramaturgos, poetas, performers e atores como Ave Terrena Alves, Dirce Thomaz, Sandra Tariano, Tenório Telles, entre outros. Confira a programação completa aqui

Paul Ronald (Foto: Coleção Antonio Maraldi)

RIO DE JANEIRO
O Cérebro (E A Caminhada) De Guido Anselmi
Individual de Paul Ronald, 18/1 a 16/3, MAM Rio, Av. Infante Dom Henrique, 85| mam.rio
Fotografias do francês Paul Ronald (1924-2015) pertencentes ao acervo do colecionador Antonio Maraldi são apresentadas em uma curadoria de Hernani Heffner. O título é uma referência ao alter ego de Federico Fellini e as 70 imagens selecionadas para compor a mostra, em meio aos mais de 2 mil negativos do acervo de Ronald,  são registros dos bastidores de filmagens de filmes como 8½. 

Os Clóvis, Carnaval de Evandro Teixeira (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Rua!
Exposição coletiva, de 18/1 a 4/2020, MAR, Praça Mauá | museudeartedorio.org.br
Artistas como Carlos Vergara, Evandro Teixeira, Paula Trope, Guga Ferraz, Tiago Sant’Ana, Tia Lúcia, Panmela Castro, Cruz, Rack, Ramo Negro e Coletivo I love MP foram selecionados ou convidados para produzir murais inéditos, com o objetivo de levantar questões sobre cultura urbana, como o direito à cidade, violência e manifestações. 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.