icon-plus
Agbê #07 de Ilana Paterman (Foto: Divulgação)
Postado em 16/01/2020 - 12:26
seLecTs – agenda da semana (16/1/2020)
Bienal Black Brazil Art, Peter Scheier, Estruturas Encontradas, Salão dos Artistas Sem Galeria, Laura Vinci, Vicente Mello, Paul Ronald
Da redação

PORTO ALEGRE
1ª Bienal Black Brazil Art
Exposição coletiva, até 07/2, Museu da UFRGS, Av. Osvaldo Aranha, 277 | ufrgs.br/museu
Com um recorte curatorial sobre produções de mulheres afrodescendentes, a museóloga porto-alegrense Patricia Brito selecionou artistas e coletivos como Afroberdiana, Carolina Cerqueira, Érica Nogueira, Ilana Paterman, Jordana Braz, Karolline de Oliveira, Lais Oliveira, Matheus Dias, Mayara Smith, Rosa Paiva, Rosane Soares, Soupixo e Valquíria Pires para discutir narrativas sobre dor, violência e feminismo.  Além da exposição, uma série de debates e atividades educativas complementam a mostra. 

Montagem da I Bienal do MAM SP, em 1951. Aldo Bonadei, Bruno Giorgi, Sérgio Milliet e Victor Brecheret ao lado da pintura Criança morta (1944), de Candido Portinari (Foto: Peter Scheier, Acervo IMS)

SÃO PAULO
Arquivo Peter Scheier
Retrospectiva, de 25/1 a 24/5, IMS, Avenida Paulista, 2424 | ims.com.br
O acervo do fotógrafo alemão Peter Scheier (1908-1979), que veio para o Brasil em 1937 como refugiado do nazismo, tem cerca de 35 mil negativos e está sob a guarda do IMS. Com curadoria de Heloisa Espada, esta é a primeira exposição de Scheier em 50 anos e reúne cerca de 300 peças, como fotografias, documentos, álbuns e publicações, que transitam entre fotojornalismo, eventos sociais, imagens da arquitetura e marcos históricos como a construção de Brasília. 

Vista da exposição Estruturas Encontradas na Galeria Nara Roesler (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
Estruturas Encontradas
Exposição coletiva, até 15/2, Galeria Nara Roesler, Avenida Europa, 655 | nararoesler.ar
Em 2020, o curador Luis Pérez Oramas passa a coordenar o projeto curatorial da Galeria Nara Roesler e inaugura a fase com a coletiva Estruturas Encontradas. A mostra traz obras de Brígida Baltar, Cao Guimarães, Fabio Miguez, Lucia Koch, Milton Machado, Paulo Bruscky, Raul Mourão e Sérgio Sister, selecionadas pelo seu caráter construtivo, que partem do cotidiano para se formalizarem como pinturas, esculturas e fotografias. 

O Mergulho (2019) de Rosa Hollmann (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
11º Salão dos Artistas Sem Galeria
Exposição coletiva, de 16/1 a  20/2, Lona Galeria, R. Brigadeiro Galvão,990| lonagaleria.com e de 18/1 a 20/2, Zipper Galeria, Rua Estados Unidos, 1494| zippergaleria.com.br
Tradicionalmente, o Salão dos Artistas Sem Galeria ocorre na Zipper Galeria e em algum outro espaço recente da cena artística de São Paulo. A segunda sede do evento esta edição é a Lona Galeria, fundada em  2019 por Duilio Ferronato e o artista Higo Joseph. O 11º Salão apresenta artistas como Diego Castro, Gustavo Lourenção, Rosa Hollmann, Nilda Neves, entre outros selecionados por um comitê composto por Renato de Cara, Jairo Goldenberg e Marlise Corsato. Em seguida, a mostra segue para a Galeria Murilo Castro, em Belo Horizonte. 

Livro Fotonovela de Walda Marques (Foto: Karina Bacci)

SÃO PAULO
Livros de artista da Biblioteca do MAM, exposição coletiva
Ocupação de Laura Vinci, individual
Pli Selon Pli, individual de Vicente de Mello, até 16/2, MAM SP, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° | mam.org.br
Com curadoria de Felipe Chaimovich, a coletiva Livros de artista da Biblioteca do MAM analisa o florescimento dessa mídia nos anos 1960 e 1970 como forma de veiculação de ideias de artistas, a partir da coleção do museu, que inclui obras de Almandrade, Antonio Dias, Dora Longo Bahia, Julio Plaza, León Ferrari, Marcius Galan, Nuno Ramos, Paulo Bruscky, Regina Silveira e Rosângela Rennó. Simultaneamente, Laura Vinci apresenta uma intervenção com folhas fundidas em latão da série Folhas Avulsas (2018), recém doada para o museu, convidando o público para uma reflexão sobre as relações entre arte e ecologia. Por fim, Vicente Mello é o artista convidado para o Projeto Parede do MAM SP e apresenta uma série de desenhos inspirados nos postes de Varsóvia junto a uma instalação sonora. 

Detalhe de pintura de Pedro Ursini na exposição La Ciénaga (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
La Ciénaga
Individual de Pedro Ursini, de15/1 a 29/2, Galeria Tato, Rua Oscar Freire, 565 | galeriatato.com
Com curadoria de Guilherme Teixeira, uma série de pinturas recentes de Pedro Ursini confrontam campos de cor de fatura marcada, obras de escalas variadas e temas como o esvaziamento das relações, o abandono humano e paisagens isoladas. O título da mostra é uma alusão ao filme homônimo da diretora argentina Lucrecia Martel.

Núcleo Macabéa (Foto: Julieta Bacchin)

SÃO PAULO
Teatro é lugar de fala
Debates, de 20/1 a 17/2, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363 | oficinasculturais.org.br
Com o objetivo de discutir questões como feminismo, classe, raça, gênero e direitos humanos no teatro, o Núcleo Macabéa organiza uma série de debates com dramaturgos, poetas, performers e atores como Ave Terrena Alves, Dirce Thomaz, Sandra Tariano, Tenório Telles, entre outros. Confira a programação completa aqui

Paul Ronald (Foto: Coleção Antonio Maraldi)

RIO DE JANEIRO
O Cérebro (E A Caminhada) De Guido Anselmi
Individual de Paul Ronald, 18/1 a 16/3, MAM Rio, Av. Infante Dom Henrique, 85| mam.rio
Fotografias do francês Paul Ronald (1924-2015) pertencentes ao acervo do colecionador Antonio Maraldi são apresentadas em uma curadoria de Hernani Heffner. O título é uma referência ao alter ego de Federico Fellini e as 70 imagens selecionadas para compor a mostra, em meio aos mais de 2 mil negativos do acervo de Ronald,  são registros dos bastidores de filmagens de filmes como 8½. 

Os Clóvis, Carnaval de Evandro Teixeira (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Rua!
Exposição coletiva, de 18/1 a 4/2020, MAR, Praça Mauá | museudeartedorio.org.br
Artistas como Carlos Vergara, Evandro Teixeira, Paula Trope, Guga Ferraz, Tiago Sant’Ana, Tia Lúcia, Panmela Castro, Cruz, Rack, Ramo Negro e Coletivo I love MP foram selecionados ou convidados para produzir murais inéditos, com o objetivo de levantar questões sobre cultura urbana, como o direito à cidade, violência e manifestações.