seLecTs – agenda da semana (17/1/2019)

Palavras Somam, Coleções em Diálogo, Pazza Pennello, Labor, Circo Puntino, Prêmio Marcantonio Vilaça, Novas Efervescências

Da redação

Publicado em: 17/01/2019

Categoria: Sem categoria

Títulos (2015), de Thiago Honório (Foto: Edouard Fraipont)

SÃO PAULO
Palavras Somam
Exposição coletiva, até 15/12/2019, Mab Faap, Rua Alagoas, 903 | faap.br/museu
O Museu de Arte Brasileira da Faap apresenta exposição que disserta sobre a presença de palavras em trabalhos de arte a partir de 80 obras de seu acervo. Com curadoria de Laura Suzana Rodríguez, a mostra reúne trabalhos feitos desde os anos 1940 até a atualidade, incluindo um núcleo dedicado a Arte Postal. A mostra tem também um núcleo que será revezado ao longo do ano entre os artistas Walmor Corrêa, Beth Moysés, Regina Parra e Rosana Paulino.

Praia de Botafogo (1870), de Eduardo de Martino (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Coleções em Diálogo
Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo, até 28/1/2019, Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 2 | pinacoteca.org.br
Com curadoria de Valéria Piccoli, Pedro Nery e Paulo Knauss, a coletiva apresenta seleção de obras do Museu Histórico Nacional e da Pinacoteca de São Paulo. A mostra é dividida entre os eixos: arte e igreja, arte e Estado, arte e história, e, por fim, Eduardo de Martino: paisagens de guerra e arte e transformação urbana.

Good Life N:1 (2018), de Pazza Pennello (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
A Revolução Bipolar
Individual de Pazza Pennello, de 22/1 a 30/3/2019, Galeria Houssein Jarouche, Rua Estados Unidos, 2109 | galeriahousseinjarouche.com
A artista ucraniana exibe pela primeira vez no Brasil um conjunto de 16 pinturas e um vídeo na individual A Revolução Bipolar, com curadoria de Paulo Azeco. Bastante influenciada pela arte pop, Pazza Pennello costumar representar produtos que surgiram na Ucrânia apenas após a Guerra Fria. Sua exposição marca a inauguração de um novo espaço da Galeria Houssein Jarouch, projetado pelo arquiteto Marcio Kogan, do studio MK27.

Andrea Castiglia e Elisa Zanlari em cena de Il Grande Circo (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Il Grande Circo
Espetáculo do Circo Puntino, 19 e 20/1/19, 18h, Sesc Avenida Paulista, Av. Paulista, 119 | sescsp.org.br/avenidapaulista
No fim de semana, o Circo Puntino, da Itália, apresenta gratuitamente o espetáculo Il Grande Circo na praça do Sesc Avenida Paulista. Com números de acrobacia, malabarismo, manipulações e equilibrismo, as apresentações dos artistas Andrea Castiglia e Elisa Zanlari acontecem às 18h no sábado, 19, e no domingo, 20. Não é necessário retirar ingressos.

Vista da exposição Labor (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Encerramento Labor
Residência Artística Cruzada, 19/1/2019, das 13h às 20h, studio OM.art, Rua Jardim Botânico, 997 | om.art.br
Termina no sábado 19/1 a exposição Labor, que reúne o resultado da Residência Artística Cruzada do Instituto Francês do Brasil, da qual participou Carlos Vergara e o francês David Ancelin, junto dos artistas convidados Arjan Martins, Caroline Valansi, Lynn Court, Oskar Metsavaht, Vincent Rosenblatt e Vicente de Mello. No dia do encerramento, às 18h, acontece visita guiada com o curador Victor Gorgulho, seguida de conversa com os artistas. Depois, às 19h, acontece uma apresentação de Slam organizada pelo poeta Rennan Leta.

Exposição 6º Prêmio Marcantonio Vilaça Cni Sesi Senai, montada no Mube, em São Paulo
(Foto: Miguel Ângelo/CNI)

EDITAL
Prêmio Marcantonio Vilaça
Até 10/3/2019 | premiomarcantoniovilaca.com.br
Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas, que acaba de mudar de nome para destacar o papel do Sistema Indústria na viabilização do prêmio. Gratuitas, as inscrições são feitas pela internet ou correios. Em abril serão anunciados 30 artistas finalistas, selecionados por análise de portfólio, que participarão de exposição no Mab Faap e que concorrerão a cinco bolsas de R$50 mil. Esta edição tem como artista homenageada Anna Bella Geiger, que apresentará exibição simultaneamente aos finalistas.

EDITAL
Novas Efervescências
Até 3/2/2019 | editalnovasefervescencias.com
Lançado em dezembro de 2018, o edital Novas Efervescências é voltado para artistas residentes no Brasil, com mais de 30 anos, que tenham realizado ao menos duas individuais e duas coletivas em instituições culturais ou galerias. O projeto selecionará até sete proponentes para ganhar R$ 5 mil e integrar uma exposição prevista para abril no Espaço Cultural Porto Seguro, que idealizou o prêmio em parceria com Base7 Projetos Culturais. As inscrições são gratuitas e feitas pela internet.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.