seLecTs – agenda da semana (18/10/18)

Subversão da Forma, Gê Orthof, Gisele Camargo, Hildebrando de Costa, Dança na Pina, José Bento, João Loureiro, Bienal de Curitiba

Da Redação

Publicado em: 18/10/2018

Categoria: Agenda, Destaque, Selects

As Idiotas (1991), óleo sobre tela de Iberê Camargo (Foto: Divulgação)

PORTO ALEGRE
Subversão da Forma
Exposição coletiva, de 20/10 a 6/1/2019, Fundação Iberê Camargo, Av. Padre Cacique 2000 | iberecamargo.org.br
Com obras de Daniel Steegmann Mangrané, Erika Verzutti, Iberê Camargo e Luiz Roque, a coletiva questiona a relação entre natureza e humanidade. Quem assina a curadoria é Bernardo José de Souza, que selecionou 20 trabalhos para a exposição. No sábado de abertura, 20/10, às 15h acontece uma visita mediada com o curador e os artistas Verzutti e Roque.

Detalhe da instalação Buraco (2018) de Gê Orthof (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Gisele Camargo – Luas, Brutos e Sóis
Gê Orthof – Buraco
Até 17/11, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rua Barão de Jaguaribe, 387 | lucianacaravello.com.br
Em Buraco, Gê Orthof apresenta instalação site specific inspirada em contos de Tennessee Williams. O trabalho faz jogo de escalas e traz objetos em miniatura ocupando um grande espaço. Ao mesmo tempo, Gisele Camargo exibe a individual Luas, Brutos e Sóis, com seis pinturas inéditas.

Pintura de Hildebrando de Castro (Foto: Divulgação)

SALVADOR
EDP
Individual de Hildebrando de Castro, de 19/10 a 17/11, Paulo Darzé Galeria, Rua Chrysippo de Aguiar, 8 | paulodarzegaleria.com.br
Paulo Darzé Galeria apresenta individual de Hildebrando de Castro. A exposição traz pinturas feitas com fotografia como base. Os trabalhos foram produzidos quando Castro viajou à Lisboa e conheceu o conjunto arquitetônico da EDP ainda em construção. A mostra tem catálogo com entrevista do crítico de arte Ivo Mesquita.

Cena do espetáculo Mira (Foto: Charles Lima)

SÃO PAULO
Dança na Pina 2018
De 20/10 a 4/11, Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 2 | pinacoteca.org.br
Com direção artística de Inês Bogéa, a São Paulo Companhia de Dança apresenta as coreografias Mira, de Milton Coatti, e Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita, no octógono da Pina. Ambas foram adaptadas para interagir com o espaço. As apresentações acontecem nos dias 20, 21 e 27 de outubro e 2, 3 e 4 de novembro, sempre às 15h com entrada gratuita.

Escultura da série Todos os Olhos, de José Bento (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Todos os Olhos
Individual de José Bento, até 17/11, Anexo Millan, Rua Fradique Coutinho, 1416 | galeriamillan.com.br
Exposição de José Bento com 15 esculturas e duas fotografias inéditas. Entre os destaques da individual está a série que a nomeia, em que Bento esculpe dez representações de feijões, usando diferentes materiais, pesos, densidades e cores. O peso somado do conjunto é 1283 kg, quantidade média de feijão que um brasileiro consome ao longo da vida, de acordo com IBGE.

Uau (2016), de João Loureiro (Foto: Edouard Fraipont)

SÃO PAULO
UAU!
Individual de João Loureiro, de 20/10 a 4/11, 55SP, Rua Barão de Tatuí, 377 | 55sp.art
O espaço 55SP apresenta exposição individual de João Loureiro. O título da mostra, UAU!, também intitula uma obra de 2016 que consiste em uma caixa de papelão do produto de limpeza Uau com uma escultura em seu interior. O artista costuma reproduzir objetos do cotidiano com materiais sintéticos, tirando deles sua funcionalidade.

Trabalho de Fernando Zarif (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
O Fim Do Obscuro
Conversa, 18/10, Projeto Fernando Zarif, Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74 | fernandozarif.com.br
Projeto Fernando Zarif organiza, em parceria com a Galeria Luciana Brito, segundo encontro do ciclo de conversas O Fim do Obscuro, que busca revisitar obra de Zarif. O debate acontece na quinta-feira 18/10 às 19h com Erika Palomino, Bia Lessa e mediação de Rafael Vogt Maia Rosa. O evento ocorre no espaço do projeto no bairro de pinheiros em São Paulo.

Trabalho de Arthur Omar (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
O Pensamento Sensorial
Ciclo de debates, 20/10, 10/11 e 24/11, Sesc Consolação, Rua Dr. Vila Nova, 245 | sescsp.org.br
Como programação paralela da exposição de Arthur Omar, Ivana Bentes organiza ciclo de palestras. A conversa Imagens Do Êxtase e Políticas Da Alteridade abre a agenda em 20/10, às 15h, com Tania Rivera, Charles Cosac e Vera Casa Nova. No mesmo horário, acontecem também os debates As Portas da Percepção no dia 10/11 e A Vida das Imagens em 24/11.

Fotografia de Leonardo Kossoy (Foto: Divulgação)

CURITIBA
Bienal de Curitiba 2018
Até 30/12, diversos espaços culturais | bienaldecuritiba.com.br
Nova edição da Bienal de Curitiba comemora 25 anos de existência do evento e leva exposições a diferentes espaços públicos e privados da cidade. Participam da programação o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu Paranaense, a Biblioteca Pública do Paraná, a Secretaria de Estado da Cultura, o Espaço Cultural do Consulado do Paraguai, além de outros. Entre os destaques da bienal está a individual do fotógrafo Leonardo Kossoy, com curadoria de Tereza de Arruda, no MON. Confira a agenda completa aqui.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.