seLecTs – agenda da semana (18/10/18)

Subversão da Forma, Gê Orthof, Gisele Camargo, Hildebrando de Costa, Dança na Pina, José Bento, João Loureiro, Bienal de Curitiba

Da Redação
As Idiotas (1991), óleo sobre tela de Iberê Camargo (Foto: Divulgação)

PORTO ALEGRE
Subversão da Forma
Exposição coletiva, de 20/10 a 6/1/2019, Fundação Iberê Camargo, Av. Padre Cacique 2000 | iberecamargo.org.br
Com obras de Daniel Steegmann Mangrané, Erika Verzutti, Iberê Camargo e Luiz Roque, a coletiva questiona a relação entre natureza e humanidade. Quem assina a curadoria é Bernardo José de Souza, que selecionou 20 trabalhos para a exposição. No sábado de abertura, 20/10, às 15h acontece uma visita mediada com o curador e os artistas Verzutti e Roque.

Detalhe da instalação Buraco (2018) de Gê Orthof (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
Gisele Camargo – Luas, Brutos e Sóis
Gê Orthof – Buraco
Até 17/11, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rua Barão de Jaguaribe, 387 | lucianacaravello.com.br
Em Buraco, Gê Orthof apresenta instalação site specific inspirada em contos de Tennessee Williams. O trabalho faz jogo de escalas e traz objetos em miniatura ocupando um grande espaço. Ao mesmo tempo, Gisele Camargo exibe a individual Luas, Brutos e Sóis, com seis pinturas inéditas.

Pintura de Hildebrando de Castro (Foto: Divulgação)

SALVADOR
EDP
Individual de Hildebrando de Castro, de 19/10 a 17/11, Paulo Darzé Galeria, Rua Chrysippo de Aguiar, 8 | paulodarzegaleria.com.br
Paulo Darzé Galeria apresenta individual de Hildebrando de Castro. A exposição traz pinturas feitas com fotografia como base. Os trabalhos foram produzidos quando Castro viajou à Lisboa e conheceu o conjunto arquitetônico da EDP ainda em construção. A mostra tem catálogo com entrevista do crítico de arte Ivo Mesquita.

Cena do espetáculo Mira (Foto: Charles Lima)

SÃO PAULO
Dança na Pina 2018
De 20/10 a 4/11, Pinacoteca de São Paulo, Praça da Luz, 2 | pinacoteca.org.br
Com direção artística de Inês Bogéa, a São Paulo Companhia de Dança apresenta as coreografias Mira, de Milton Coatti, e Mamihlapinatapai, de Jomar Mesquita, no octógono da Pina. Ambas foram adaptadas para interagir com o espaço. As apresentações acontecem nos dias 20, 21 e 27 de outubro e 2, 3 e 4 de novembro, sempre às 15h com entrada gratuita.

Escultura da série Todos os Olhos, de José Bento (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Todos os Olhos
Individual de José Bento, até 17/11, Anexo Millan, Rua Fradique Coutinho, 1416 | galeriamillan.com.br
Exposição de José Bento com 15 esculturas e duas fotografias inéditas. Entre os destaques da individual está a série que a nomeia, em que Bento esculpe dez representações de feijões, usando diferentes materiais, pesos, densidades e cores. O peso somado do conjunto é 1283 kg, quantidade média de feijão que um brasileiro consome ao longo da vida, de acordo com IBGE.

Uau (2016), de João Loureiro (Foto: Edouard Fraipont)

SÃO PAULO
UAU!
Individual de João Loureiro, de 20/10 a 4/11, 55SP, Rua Barão de Tatuí, 377 | 55sp.art
O espaço 55SP apresenta exposição individual de João Loureiro. O título da mostra, UAU!, também intitula uma obra de 2016 que consiste em uma caixa de papelão do produto de limpeza Uau com uma escultura em seu interior. O artista costuma reproduzir objetos do cotidiano com materiais sintéticos, tirando deles sua funcionalidade.

Trabalho de Fernando Zarif (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
O Fim Do Obscuro
Conversa, 18/10, Projeto Fernando Zarif, Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74 | fernandozarif.com.br
Projeto Fernando Zarif organiza, em parceria com a Galeria Luciana Brito, segundo encontro do ciclo de conversas O Fim do Obscuro, que busca revisitar obra de Zarif. O debate acontece na quinta-feira 18/10 às 19h com Erika Palomino, Bia Lessa e mediação de Rafael Vogt Maia Rosa. O evento ocorre no espaço do projeto no bairro de pinheiros em São Paulo.

Trabalho de Arthur Omar (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
O Pensamento Sensorial
Ciclo de debates, 20/10, 10/11 e 24/11, Sesc Consolação, Rua Dr. Vila Nova, 245 | sescsp.org.br
Como programação paralela da exposição de Arthur Omar, Ivana Bentes organiza ciclo de palestras. A conversa Imagens Do Êxtase e Políticas Da Alteridade abre a agenda em 20/10, às 15h, com Tania Rivera, Charles Cosac e Vera Casa Nova. No mesmo horário, acontecem também os debates As Portas da Percepção no dia 10/11 e A Vida das Imagens em 24/11.

Fotografia de Leonardo Kossoy (Foto: Divulgação)

CURITIBA
Bienal de Curitiba 2018
Até 30/12, diversos espaços culturais | bienaldecuritiba.com.br
Nova edição da Bienal de Curitiba comemora 25 anos de existência do evento e leva exposições a diferentes espaços públicos e privados da cidade. Participam da programação o Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu Paranaense, a Biblioteca Pública do Paraná, a Secretaria de Estado da Cultura, o Espaço Cultural do Consulado do Paraguai, além de outros. Entre os destaques da bienal está a individual do fotógrafo Leonardo Kossoy, com curadoria de Tereza de Arruda, no MON. Confira a agenda completa aqui.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.