seLecTs – agenda da semana (21/02/2019)

Abre Alas 15, Camiseta Educação, Leonilson, Richard Serra, Juliana Stein, Iuri Sarmento, Chamada XII Bienal de Arquitetura

Da redação
Estampa de Bruno Moreschi para a 81ª Camisa Educação, feita pela A Gentil Carioca em parceria com o 2º prêmio seLecT de Arte e Educação (Foto: Cortesia do Artista)

RIO DE JANEIRO
ABRE ALAS 15
Exposição coletiva, de 23/2/2019 a 30/3/2019, A Gentil Carioca, Rua Gonçalves Lêdo, 11 e 17 | agentilcarioca.com.br
Como é costume, a galeria A Gentil Carioca abre o calendário de 2019 com a exposição coletiva Abre Alas. Foram selecionados 21 artistas via edital pela comissão formada por Avaf, o coletivo Opavivará e Renato Silva. No sábado, 23, inauguração da mostra, acontece programação especial a partir das 19h. Na ocasião será lançada a nova Camisa Educação, que foi feita em parceria com o 2º prêmio seLecT de Arte e Educação. Ficou a cargo do júri do prêmio selecionar um de seus finalistas para desenhar a 81ª edição do projeto. O escolhido foi Bruno Moreschi, que apresenta uma camiseta que resiste às tentativas de controle na educação brasileira. A data também marca o lançamento da 33ª edição do projeto Parede Gentil, que convidou Anna Bella Geiger a produzir algo para a parede da galeria. A artista apresenta um fac-símile em grande escala da obra Sobre a Arte, Diga Conosco BU-RO-CRA-CIA (1975).

3 at same time (1990), de Leonilson (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Leonilson: arquivo e memória vivos
Retrospectiva, até 19/5/2019, Centro Cultural Fiesp, Av. Paulista, 1313 | centroculturalfiesp.com.br
A pesquisa feita para a produção do catálogo raisonné Leonilson: Arquivo e Memórias Vivos também foi aproveitada para a realização de mostra homônima na Fiesp. Com curadoria de Ricardo Resende e apoio do Projeto Leonilson, a exposição traz 120 trabalhos divididos entre três núcleos cronológicos, assim como ocorre no raisonné. Por ocasião da mostra, uma gravura em linóleo de edição póstuma, com 100 exemplares, será lançada e comercializada.

Infalível Infalável (2017), de Juliana Stein (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Não está claro até que a noite caia
Individual de Juliana Stein, até 23/3/2019, Sim Galeria, Rua Sarandi, 113 A | simgaleria.com
A mostra é um recorte da exposição homônima que Juliana Stein apresentou em 2018 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, ambas com curadoria de Agnaldo Farias. A artista paraense exibe treze trabalhos que mostram uma compreensão alargada da fotografia, como uma série composta de pequenos textos impressos em placas de acrílico. “Na medida em que se comportam como estruturas abertas, convites à reflexão, as imagens, palavras e textos selecionados são eminentemente poéticos, e a exposição é, acima de tudo, de poesia visual”, afirma Farias.

Echo (2019), escultura de Richard Serra no IMS Paulista (Foto: Cristiano Mascaro, IMS)

SÃO PAULO
Echo, de Richard Serra
Inauguração de escultura e debate, 23/2/2019, 11h, IMS Paulista, Av. Paulista, 2424 | ims.com.br
O artista norte-americano Richard Serra realiza especialmente para o IMS Paulista a escultura Echo (2019), que a partir do sábado 23 é exibida de forma permanente no jardim externo do centro cultural. Feito com duas placas de aço com 18m de altura, cada uma com peso de 70 toneladas, o trabalho é a primeira obra de Serra aberta à visitação pública na América Latina. Para marcar a estreia da escultura, o IMS realiza às 11h, no Cineteatro, um debate sobre a obra do artista com Cauê Alves, Lorenzo Mammì, Sônia Salzstein e Iole de Freitas. O evento é gratuito e senhas serão distribuídas uma hora antes.

Trabalho de Iuri Sarmento (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Paraíso
Individual de Iuri Sarmento, até 27/3/2019, Luis Maluf Art Gallery, Rua Peixoto Gomide, 1887 | luismaluf.com
Recém representado pela galeria Luis Maluf, o artista Iuri Sarmento faz mostra individual com curadoria de Marcus Lontra. A exposição traz obras que fazem referência ao barroco português em uma conversa com a herança visual brasileira. Os trabalhos presentes são de diferentes linguagens como porcelana, azulejo, pintura e bordado.

Identidade visual da XII BIA com foto de Ciro Miguel

EDITAL
XII Bienal de Arquitetura de São Paulo
Inscrições até 1º/4/2019 | bienaldearquitetura.org.br
A 12ª edição da Bienal de Internacional de Arquitetura de São Paulo (XII BIA) abre chamada para inscrições com o tema Todo Dia, que busca projetos que tenham o cotidiano como plataforma para pesquisa. A XII BIA estrutura-se entre os eixos Relatos Do Cotidiano, Matérias Do Dia-a-dia e Manutenções Diárias. As propostas devem ser feitas pelo site e serão analisadas pelos jurados Vanessa Grossman, Charlotte Malterre-Barthes e Ciro Miguel, junto de colaboradores.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.