seLecTs -agenda da semana (3/10/2019)

Carlos Motta, Rafael Vogt Maia Rosa, Lotus Lobo, Tomie Ohtake, Renata Egreja, Alphonse Mucha, Eduardo Coutinho

da redação
Frame de Kiss (2018) do artista Carlos Motta (Foto: Divuglação)

SÃO PAULO
Nós, X Inimigx
Individual de Carlos Motta, de 8/10 a 10/11, Vermelho, Rua Minas Gerais, 350 | galeriavermelho.com.br
Em sua primeira individual no Brasil, o artista colombiano Carlos Motta apresenta vídeos, esculturas, fotografias e instalações discutindo o entrelaçamento entre questões identitárias de minorias, formas de (auto) representação e contra narrativas. Acontecimentos históricos são misturados a narrativas ficcionais, de modo que as correspondências que o artista propõe entre passado e presente geram uma compreensão crítica de normas sociais e suas dissidências. 

Senhor Das Nuvens, de Rafael Vogt Maia Rosa (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Senhor Das Nuvens
Individual de Rafael Vogt Maia Rosa, de 10/10 a 14/11, Galeria São Paulo Flutuante, Rua Estados Unidos, 2186| facebook.com/spflutuante
O crítico, curador, dramaturgo e músico Rafael Vogt Maia Rosa também possui uma produção artística e apresenta sua primeira individual na Galeria São Paulo Flutuante. O artista expõe mais de 70 obras, entre vídeos, instalações sonoras e principalmente aquarelas nas quais cenas idílicas representam pessoas nuas integradas à natureza.

O projeto Jardinalidades (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
Jardinalidades
Exposição coletiva, até 8/12, Sesc Parque Dom Pedro II, Praça São Vito, s/n | sescsp.org.br
A plataforma Jardinalidades realiza pesquisas sobre as relações entre a natureza e a cidade, realizando exposições, projetos e resgatando a jardinagem como prática artística. Com curadoria de Faetusa Tezelli e Gabriela Leirias, artistas e coletivos como Fernando Piola, Ines Linke e Daniel Caballero apresentam obras produzidas previamente e outras inéditas, realizadas especialmente por conta da exposição. 

Vista da exposição Território Gravado de Lotus Lobo (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Território Gravado
Individual de Lotus Lobo, até 9/11, Galeria Superfície, Rua Oscar Freire, 240 | galeriasuperficie.com.br
Com curadoria de Marcelo Drummond, a exposição reúne cerca de 30 obras produzidas desde os anos 1960 até o presente, apresentando um recorte da produção em litografia da artista mineira Lotus Lobo. A experimentação com diferentes suportes (papel, embalagens, estampas) e bases para impressão (pedra, plástico, acrílico e folha de flandres) está entre uma das características centrais da obra de Lobo, assim como as repetições, apropriações e edições. 

1,2,3 (2019) pintura de Renata Egreja (Foto: Luíza Luz)

SÃO PAULO
Certezas Transparentes
Individual de Renata Egreja, até 9/11, Galeria Lume, Rua Gumercindo Saraiva, 54 | galerialume.com
A artista Renata Egreja produz pinturas de grandes dimensões que evocam referências como Beatriz Milhazes ou Leda Catunda, nas formas orgânicas e nas cores saturadas. Em sua primeira exposição na Galeria Lume, Egreja amplia sua produção para uma instalação na qual uma grande almofada vermelha é bordada com informações da pesquisa Percepções dos homens sobre a violência doméstica contra a mulher. Certezas transparentes, título da mostra, também é o nome de um grupo no qual a artista  leciona sobre sobre as relações entre arte e feminismo. 

Álbum YU-GEN (1997) de Tomie Ohtake e Haroldo de Campos (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Tomie Ohtake: Poesia Se Medita
Individual, de 4/10 a 29/3/2020, Instituto Tomie Ohtake, Av. Faria Lima 201 | institutotomieohtake.org.br
Com curadoria de Luise Malmaceda e título apropriado de um poema de Haroldo de Campos, a exposição relaciona a contundência e economia formal dos haicais com a construção das obras da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake (1913-2015). Pinturas e gravuras de verticalidade acentuada e grafismos similares a caligrafia compõem a mostra de longa duração. 

Retrato de Eduardo Coutinho (Foto: Daryan Dorneles)

SÃO PAULO
Ocupação Eduardo Coutinho
Até 24/11, Itaú Cultural, Av. Paulista, 149 |itaucultural.org.br
O projeto Ocupação do Instituto dedica-se agora à figura de Eduardo Coutinho (1933-2014), documentarista que também atuava no campo do teatro e do jornalismo. Na abertura da exposição, houve o lançamento do livro Sete Faces de Eduardo Coutinho do jornalista Carlos Alberto Mattos, co-curador da mostra. A programação paralela do projeto inclui apresentação de filmes, trechos de entrevistas e alguns objetos do autor, como a cadeira onde entrevistava seus convidados. A mostra ocorre em parceria com o Instituto Moreira Salles, que possui o acervo de Coutinho. 

Mônaco Monte Carlo (1897) de Alphonse Mucha (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Alphonse Mucha: O Legado da Art Nouveau
Individual, até 15/12, Fiesp, Av. Paulista, 1313 | centroculturalfiesp.com.br
Após itinerância pela Ásia, Europa e Estados Unidos, chega ao Brasil uma exposição com mais de 100 obras do artista tcheco Alphonse Mucha (1860-1939), pertencentes a fundação dedicada à sua figura. Mucha é conhecido por ser um dos ícones da art noveau – um fenômeno cuja origem remete à galeria parisiense L’Art Nouveau no final do século 19, que comercializa quadros, móveis, entre outras coisas, que tinham como elementos-chave ornamentos, arabescos e referências à cultura oriental. O trabalho do artista inclui a produção de cartazes publicitários feitos em litogravura, nos quais figuras femininas aparecem entrelaçadas a formas orgânicas e referências ao mundo vegetal, assim como referências implícitas à cultura eslava nas roupas e ornamentos representados. 

The Afternoon Of Extravagant Delight (2019) de Camila Elis (Foto: Divulgação)

PORTO ALEGRE
Da Alma,  E As Coisas Suspensas
Individual de Camila Elis, 4/10 a Galeria de Arte Mamute, Rua Caldos Júnior, 375 | galeriamamute.com.br
A artista Camila Elis apresenta um conjunto de pinturas a óleo sobre papel e linho em sua primeira individual na Galeria Mamute. Manchas orgânicas de cores pálidas evocam quase paisagens e ocupam o plano de maneira assimétrica, sugerindo movimento e uma sensação atmosférica pelas diversas camadas de velaturas e passagens tonais. 

A Arte Da Conversação (2012-2018) de Daniel Escobar (Foto: André Pinto)

PORTO ALEGRE
Trilhas Artísticas
Conversa, 4/10 das 14 às 17:30 hrs, MARGS, Praça da Alfândega, s./n | margs.rs.gov.br
No projeto Trilhas Artísticas, o museu convida artistas e pesquisadores para apresentar sua trajetória. Para a segunda edição do programa, Daniel Escobar, Renata Sampaio e Vitor Grunvald contam com a mediação de Igor Simões para compartilhar seus relatos e experiências e estabelecer possíveis conexões entre suas práticas. 

Frame do filme Entr’acte de René Clair

PORTO ALEGRE
Entr’acte
Filme com música ao vivo, 6/10, às 16 hrs, Fundação Iberê Camargo, Av. Padre Cacique, 2000 | iberecamargo.org.br
O filme mudo Entr’acte, do francês René Clair, será apresentado na Fundação Iberê Camargo com música ao vivo do multi-instrumentista Vagner Cunha. O evento é parte da exposição A Zona: A Vida E A Morte, de Wesley Duke Lee, que conta com curadoria de Marta Biavaschi. 

Villerin (2018), de Julia Kater (Foto: Divulgação)

CURITIBA
O Que Nos Assiste
Individual de Julia Kater, de 5/10 a 23/11, SIM Galeria, Al. Presidente Taunay, 130A | simgaleria.com
Julia Kater apresenta sete obras inéditas de grandes dimensões em exposição na SIM Galeria, com curadoria do crítico francês Théo-Mario Coppola. A artista produz fotografias e recortes que geram sobreposições e trânsitos entre espaços de diferentes escalas.

You Don’t Know Me, de Bruno Miguel (Foto: Divulgação)

RIO DE JANEIRO
You Don’t Know Me
Individual de Bruno Miguel, de 8/10 a 9/11, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rua Barão de Jaguaripe, 387 | lucianacaravello.com.br
Após um período de viagens, residências e exposições internacionais, o artista Bruno Miguel apresenta uma exposição individual com sete séries de trabalhos, produzidos nos últimos cinco anos. A mostra tem como eixos centrais o universo doméstico, a cultura de consumo e uma ideia expandida de pintura. 

Carro Verde (2017), do Coletivo Bijari (Foto: Divulgação)

PRESIDENTE PRUDENTE
Revelações Imaginadas – A Natureza de Uma Cidade
Exposição coletiva, até 26/01/2020, Sesc Presidente Prudente, Rua Alberto Peters , 111 | sescsp.org.br
Com curadoria de Fábio Delduque, a mostra Revelações Imaginadas – A Natureza de Uma Cidade reúne os artistas Stela Barbieri, Gustavo Von Ha e o Coletivo Bijari com o objetivo de discutir o modelo de urbanização da cidade de Presidente Prudente, suas mudanças históricas e geográficas. 

Frame do vídeo Sobrevida de Patrícia Gouvêa (Foto: Divulgação)

BELO HORIZONTE
10 Contemporâneo
Circuito de galerias, 5/10 das 11 às 17 hrs, diversos lugares | facebook.com/10contemporaneo
Dez galerias de Belo Horizonte se reuniram para formar um circuito que potencialize suas relações. A cada edição do 10 Contemporêneo, as participantes do projeto abrem exposições na mesma data, gerando um movimento na cena local. Na Galeria Murilo Castro, a artista Patrícia Gouvêa apresenta vídeos, fotografias e textos produzidos durante diversas residências realizadas entre 2017 e 2019. A Orlando Lemos Galeria, por sua vez, abre a coletiva Anatomia Fantástica, com curadoria de Júlio Martins. A exposição investiga representações do corpo humano na arte. Entre as outras galerias participantes do circuito estão Lemos de Sá, Beatriz Abi-Acl, dotArt, entre outras. Para conferir a programação do circuito, clique aqui.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.