seLecTs – agenda da semana (30/1/2019)

Perdona que No Te Crea, Josafá Neves, Samuel de Saboia, Ariel Nobre, São Queiroz, Haroldo Saboia, Afonso Tostes, Denise Alves-Rodrigues

Da redação
Ghosts (2017), de Ana Mazzei (Foto: Cortesia Galeria Jaqueline Martins)

RIO DE JANEIRO
Perdona que No Te Crea
Exposição coletiva, de 2/2/2019 a 9/3/2019, Carpintaria, Rua Jardim Botânico, 971 | fdag.com.br
A intersecção entre o teatro e as artes visuais é assunto da coletiva curada por Victor Gorgulho, que leva em seu título uma citação à música Puro Teatro do compositor porto-riquenho Tite Curet Alonso, gravada com a cantora La Lupe em 1970. A exposição traz obras que discutem noções de teatralidade, representação e encenação. Entre os participantes estão Ana Mazzei, Francesco Vezolli, Teatro Experimental do Negro e Teatro Oficina Uzyna Uzona. Leituras e encenações de solos teatrais serão realizadas ao longo do período expositivo.

Amordaçados (2019), de Josafá Neves (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Visceral Art
Individual de Josafá Neves, até 16/3/2019, Baró Galeria, Rua da Consolação, 3417 | barogaleria.com
Com curadoria de Marcus Lontra, a individual de Josafá Neves traz pinturas, gravuras, objetos e instalações à Baró Galeria. Em sua produção, o artista brasiliense investiga a identidade e cultura afrobrasileira. “A obra de Josafá Neves revela a potência de imagens obliteradas pelo discurso oficial colonizador e patriarcal”, escreve Lontra em texto curatorial.

Crianças Estelares, de Samuel de Saboia (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Guardiões
Individual de Samuel de Saboia, até 22/3/2019, Emmathomas Galeria, Al. Franca, 1054 | emmathomas.com.br
Samuel de Saboia, jovem artista de 21 anos nascido em Recife, apresenta primeira individual no Brasil após estreia solo em Nova York em 2018. Em Guardiões, exibe esculturas em cerâmica fria, tapeçarias e pinturas com curadoria de Ana Carolina Ralston. A exposição faz parte do projeto Emma Pop da galeria Emmathomas, que convida artistas a exibir obras no mezanino do espaço.

Fotografia da série Via Crucis, de Ariel Nobre e Tarcísio Paniago

SÃO PAULO
Pelo Direito à Alma
Individual de Ariel Nobre, até 6/3/2019, Casa Matilda, Rua Martinico Prado, 222 | matilda.my
Aberta ao público em 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, a exposição de Ariel Nobre traz temas como religiosidade e gênero. Entre as obras expostas estão fotografias da série Via Crucis, feitas com Tarcísio Paniago, e trabalhos do projeto Preciso Dizer que Te Amo, ação de Nobre iniciada em 2015 que se transformou em campanha de prevenção ao suicídio de homens trans.

Vista da exposição São Queiroz: Litografia e Enigma (Foto: Cecília Bastos, USP Imagem)

SÃO PAULO
São Queiroz: Litografia e Enigma
Exposição individual, até 28/2/2019, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária | bbm.usp.br
A exposição coloca 40 litografias e monotipias inéditas da artista luso-brasileira São Queiroz em diálogo com obras do acervo fixo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP.  Com curadoria de Luiz Armando Bagolin, a mostra pretende traçar um panorama da litogravura na história da arte do Brasil e destacar o uso da linguagem na arte contemporânea.

Sem título (A estátua e o Peão), de Haroldo Saboia (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
A História Dos Nossos Gestos
Individual de Haroldo Saboia, até 24/3/2019, Paço das Artesno MIS, Av. Europa, 158 | pacodasartes.org.br
A exposição de Haroldo Saboia tensiona o contexto político atual brasileiro a partir de resgate histórico de imagens do período anterior à construção de Brasília até a criação do memorial Juscelino Kubitschek nos anos 1980. A individual inaugura a Temporada de Projetos 2019 do Paço das Artes, apresentada no MIS, em São Paulo. Saboia propõe questionamentos como “O que podemos encontrar nessa coreografia social que observamos ao juntar tais imagens?” e “O que aprendemos com esses gestos?”.

Detalhe de escultura de Afonso Tostes (Foto: Filipe Berndt)

SÃO PAULO
Cada um
Individual de Afonso Tostes, de 2/2/2019 a 1º/3/2019, Galeria Millan, Rua Fradique Coutinho, 1360 | galeriamillan.com.br
A Galeria Millan dá início ao calendário de 2019 com uma exposição individual de Afonso Tostes. Intitulada Cada um, a mostra apresenta um conjunto de 15 esculturas realizadas com remos de madeira. O artista mineiro passou os últimos três anos coletando material pelo litoral brasileiro.

Maldição de Cunhambebe ou 1º Tratado de Paz da América (2018), da série Deus Salve o Materialismo Histórico, de Denise Alves-Rodrigues (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Há um Esfinge Entre Nós
Individual de Denise Alves-Rodrigues, de 2/2/2019 a 16/3/2019, Sé Galeria, Rua Roberto Simonsen, 108 | segaleria.com.br
Denise Alves-Rodrigues, a mais nova representada da Sé Galeria, apresenta desenhos, objetos, instalações e fotografias em individual. Com trabalhos enigmáticos, a artista relaciona magia, astronomia e bruxaria com ciência e tecnologia. Alves-Rodrigues enxerga na figura da esfinge, que é citada no título da mostra, uma representação daquilo que é incerto.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.