seLecTs – agenda do fim do mundo (18 a 25/3)

Eliane Brum em Altamira, A Terra É Redonda, Pandemia, aarea.co, Festival Te Aquieta Em Casa, Dentro do Nevoeiro

Da redação
A capa do disco Rastilho (2020) de Kiko Dinucci feita pelo fotógrafo Pablo Saborido (Foto: Reprodução)

A partir de hoje, seLecT publica semanalmente uma agenda para a cultura do isolamento que estamos vivendo. Como medida de precaução à difusão do vírus covid-19, trabalharemos pela criação de um novo tipo de espaço público, que passa a ser doméstico e digital, selecionando filmes, livros, exposições, séries, palestras, debates, entrevistas, audições musicais, enfim, todo e qualquer conteúdo on e offline que funcione como forma de conexão, pensamento e, por que não, entretenimento.

SHOW
Rastilho
O recém-lançado álbum de Kiko Dinucci, que traz em seu nome o prenúncio de uma explosão, foi gestado em um período de reclusão, no qual o artista se recuperava de duas cirurgias após um acidente de skate. A apresentação do disco, que estava prevista para acontecer na quinta, 19, às 21h30, na Casa de Francisca, será transmitida pelo Facebook no mesmo dia e horário. O show, que contava com participações de Ogi e Juçara Marçal, acontece em versão mais intimista, apenas voz e violão, ao vivo e sem público.

Trabalho de Alejandra Jaramillo para o aarea em edições anteriores do projeto (Foto: Divulgação)

EXPOSIÇÃO
Exch W/ Turkers
Em sua 29ª edição, o aarea.co, plataforma digital que promove obras inéditas comissionadas, apresenta um projeto do Grupo de Arte e Inteligência Artificial, do Inova USP, no qual é possível conversar com turkers, como são chamados os trabalhadores que treinam remotamente sistemas de inteligência artificial via a plataforma Amazon Mechanical, uma das principais nesse segmento. Por meio do projeto, que mostra a precarização do trabalho que move a inteligência artificial, será possível conversar em chats com até cinco trabalhadores (dois brasileiros, dois norte-americanos e um indiano) para entender sobre sua rotina. Disponível até 27/3.

Imagem de divulgação do edital Te Aquieta Em Casa (Foto: Reprodução)

EDITAL
Festival Te Aquieta Em Casa
Como forma de fomento à produção artística em tempos de isolamento social, a Secretaria de Cultura do Pará lança um edital para viabilização digital de projetos artísticos em diversas linguagens, como música, artesanato, contação de histórias, artes visuais, dança, teatro e expressões culturais populares. Serão 120 projetos contemplados com R$1.500,00. Para acessar o edital completo, clique aqui

Livro Dentro Do Nevoeiro de Guilherme Wisnik (Foto: Reprodução)

LIVRO
Dentro Do Nevoeiro
Em seu livro mais recente, o arquiteto e professor da FAU-USP Guilherme Wisnik usa a névoa como metáfora da catástrofe. Em uma série de oito ensaios que ajudam a entender o contexto em que vivemos, ele analisa a crise a partir da mudança de um mundo que opera na dicotomia entre dois blocos ideológicos para outro cujo o inimigo é vaporoso e imponderável. Essa ameaça por meio do embotamento que paira sobre o mundo contemporâneo é também o que estamos vivenciando agora por meio da propagação do coronavírus.

ENTREVISTA
Córtex – Vivendo O Fim No Centro Do Mundo. Um Passeio Com Eliane Brum Em Altamira
Desde as caminhadas de Aristóteles e sua Escola Peripatética (em grego, ambulante, itinerante) até as derivas urbanas situacionistas, caminhar é sinônimo de pensar. Composta por entrevistas realizadas em passeios sem cortes, a série Córtex, dirigida por Susana Jeha, é uma feliz atualização dessa tradição. Com a fórmula simples de dois celulares, dois microfones e uma conversa em campo aberto, alcança altas reflexões sobre os mais graves problemas nacionais. Publicada em 2/12/2019, a caminhada-entrevista de 1h26 min com a jornalista Eliane Brum, em Altamira, no Pará, elucida em detalhe o crime socioambiental praticado com a implantação da usina de Belo Monte na região amazônica. Conduzida pelo jornalista Bruno Torturra, a conversa discorre sobre a noções de centro e periferia, progresso, violência e marginalização, envolvidas na expulsão de povos ribeirinhos e na extinção de sua cultura. A jornalista Eliane Brum, que desde 2011 acompanhou o processo de construção de Belo Monte, mudou-se para Altamira – município mais violento do Brasil em 2017, segundo dados do IPEA –, afirmando ser ali o centro do mundo. 

SÉRIE
Paulo Freire, Um Homem Do Mundo
O SescTV apresenta em cinco capítulos a vida e a obra do educador e pensador pernambucano que transformou as abordagens pedagógicas e suas consequências políticas na formação de alunos e de professores. Dirigida pelo gaúcho Cristiano Burlan, a série reúne depoimentos de colegas de trabalho, familiares e amigos, entrevistas com o próprio Freire, além de uma música de Chico César feita em homenagem ao autor. 

PODCAST
A Terra É Redonda
Novo podcast da rádio Piauí. Conduzido por Bernardo Esteves, repórter de ciência e meio ambiente da revista, o programa quinzenal partirá sempre de uma questão da atualidade, que será debatida com convidados da comunidade científica. O primeiro episódio, O Mundo Dá Voltas, entrou no ar em 10/3 e trata como teorias como o terraplanismo (corrente que acredita que a Terra é plana) podem ser nocivas se adotadas em políticas públicas. Embora não trate a ciência ocidental praticada nos últimos 400 anos como verdade absoluta, o programa rebate teorias conspiratórias que têm sido difundidas por integrantes do governo Bolsonaro de forma irresponsável e abusiva. O programa se estrutura em torno de perguntas – e não de respostas. No encerramento, um cientista é convidado a responder a questionamentos de crianças gravados por seus pais. Por que as ostras têm pérolas? Por que a lagartixa não cai do teto? São curiosidades que não têm fim. 

FILME
Melancolia
O icônico filme Melancolia (2011), de Lars Von Trier, que explora o fim do mundo a partir da possível colisão de um asteroide com a Terra, parece uma metáfora cada vez mais atual para pensar as relações humanas. Na trama de Von Trier, a iminência do fim altera o humor dos personagens e revela dramas interpessoais de uma família burguesa, com seus conflitos e convenções. Em meio à pandemia atual, as turbulências políticas e econômicas no Brasil, o longa pode dar pistas sobre como (não) enfrentar a crise. Em termos imagéticos, é também um retrato bastante poético. 

FILME
Contágio
Com direção Steven Soderbergh, este drama, lançado em 2011, narra a disseminação de um vírus letal pela sociedade, enquanto os médicos e cientistas buscam a cura para a doença. Nesses tempos de quarentena, o filme, que voltou à lista dos mais procurados, ajuda a refletir sobre as mudanças de hábito e os traumas gerados por doenças que se espalham pelo contato.

SÉRIE
Pandemia
Nessa série, lançada no início deste ano, são entrevistados médicos e pesquisadores que estão por trás dos principais experimentos para erradicar doenças de alto contágio. Em torno de seis episódios, é possível acompanhar sua busca por uma vacina universal, os riscos, as consequências e os entraves de uma pandemia universal. 

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.