Serra em escala doméstica

Artista estadunidense lançou exposição fora do conhecido padrão monumental no Rio de Janeiro

Márion Strecker

N° Edição: 18

Publicado em: 19/06/2014

Categoria: A Revista, Agenda, Selects

Drawings after Circuit (1972): Richard Serra desenha em bastão oleoso como viu sua obra na Documenta de Kassel (Foto: Robert Mckeever/Divulgação)

Richard Serra é mais conhecido por suas esculturas de ferro monumentais, como Titled Arc, o muro curvo de 36,6 metros de comprimento por 3,6 metros de altura criada especialmente para a Federal Plaza, em Nova York, em 1981. A enorme escultura, comissionada com dinheiro público, custou US$ 175 mil na época e suscitou críticas ferozes: atraiu pichações, serviu como mictório e prestou-se a um atentado terrorista. Não adiantou o meio artístico se levantar em defesa de Serra, que recusou a ideia de transferir a escultura de local. O caso acabou num júri que decidiu pela destruição da obra, que foi cortada em três e virou ferro velho na calada de uma noite de 1989.

A exposição que o artista realiza agora na antiga residência do banqueiro e embaixador Walther Moreira Salles (1912-2001) no bairro da Gávea, no Rio, é composta de 96 desenhos. Paredes falsas foram removidas a pedido do artista, de modo que as obras pudessem dialogar com a transparência da arquitetura original de Olavo Redig Campos, de 1948, e com os jardins desenhados por Roberto Burle Marx. A escala é doméstica. Serra, que nasceu em São Francisco, em 1938, e mora em Nova York desde 1966, diz que o ato de desenhar é uma atividade totalmente independente de seu trabalho tridimensional. Entre os trabalhos da exposição estão Drawings After Circuit (1972), a série de desenhos que ele criou a partir da escultura Circuit, feita para a Documenta de Kassel. Conta ele que os desenhos registram o que ele viu quando se movimentou 360 graus pela sala.

Richard Serra: Desenhos na Casa da Gávea
De 30/5 a 29/9, Instituto Moreira Salles

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro,

*Selects publicado originalmente na #select18

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.