Shoot Yourself na Casa Daros

Mariel Zasso

Publicado em: 01/09/2013

Categoria: Da Hora, se linka

Dirigido por Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen, documentário explora o universo da performance em entrevistas com os artistas brasileiros e estrangeiros

Shoot

Vencedor do MOVE CINE ARTE 2012 na categoria Poéticas Investigativas, e exibido na mostra informativa O Estado das Coisas dentro da programação do Festival É Tudo Verdade, o video-ensaio Shoot Yourself (2011), de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen, diretores da revista seLecT (redação e arte), é exibido em sessão única na Casa Daros na quinta (5).

Em entrevistas com diversos artistas visuais do Brasil e do exterior, como o videoartista norte-americano Gary Hill, a artista multimeios alemã Rebecca Horn e o pixador brasileiro Cripta Djan (que pixou a instalação de Nuno Ramos na 29ª Bienal de São Paulo, em 2010), “Shoot Yourself“ volta suas câmeras para artistas da performance que se autodocumentam em vídeos e fotos, investigando as relações entre o ato performático e o ato fotográfico. “Em entrevistas, eles revelam as razões, as estratégias e as conseqüências de mirar a si mesmo“, diz Paula Alzugaray.

Gravado entre 2009 e 2011, em digital HDCAM, e finalizado em 2012, “Shoot Yourself“ traz entrevistas com Tania Bruguera (1968, Cuba), Gary Hill (1951, Santa Monica, EUA), Pipilotti Rist (1962, St Gallen, Suíça), Esther Ferrer (1937, San Sebastián, Espanha), Paula Garcia (1975, São Paulo), Calvacreation (Sabrina Montiel-Soto, 1969, Maracaibo, Venezuela; & Fabrice Croizé, 1974, Rennes, França), Ghazel (1966, Teerã), Rebecca Horn (1944,  Michelstadt, Alemanha), e Cripta Djan (Djan Ivson, 1984, São Paulo). Ao final, Agnaldo Farias (1955, Itajubá, Minas), curador da 29ª Bienal de São Paulo,  é entrevistado por Paula Alzugaray em um carrinho para transporte de carga puxado pelo diretor Ricardo Van Steen, em uma metaperformance dentro do filme.

O documentário é uma co-produção internacional da Delicatessen Films, Moviart, Tempo Design e La F.I.L.M (França), com montagem dos franceses Yann Malcor e Antoine Vareille, e trilha sonora dos brasileiros Sergio Mekler e Chico Neves.

Serviço:

Shoot Yourself, de Paula Alzugaray e Ricardo van Steen

5 de setembro, 19h 

Casa Daros [Auditório – Capacidade: 100 lugares]

Entrada franca, com distribuição de senhas uma hora antes.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.