Símbolo de resistência

Sítio Arqueológico Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO

Luana Fortes
Cais do Valongo (Foto: Divulgação)

Após uma reunião na Polônia com representantes de 22 nações, Cais do Valongo recebe o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. Localizado na região portuária do Rio de Janeiro, o lugar costumava ser a principal porta de entrada de escravos para o Brasil. Mais de um milhão de africanos chegaram a passar por ele até as atividades do porto sentirem as consequências da abolição.

Atualmente, no entanto, o cenário é diferente. O lugar que rememora uma das piores injustiças da história mundial foi transformado, em 2012, pela prefeitura carioca, em um monumento aberto ao público. A mudança fez com que o Cais passasse a integrar o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana. Sendo assim, passou, também, a configurar um símbolo de resistência e liberdade.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.