icon-plus
Trabalho de Santarosa Barreto, produzido durante período de residência na Cité des Arts, em Paris (Foto: Felipe Stoffa)
Postado em 24/11/2016 - 2:59
Sinal de novidades
Tradicional mostra da Fundação Armando Alvares Penteado apresenta ao público trabalhos de estudantes que frequentam os cursos da Instituição
Felipe Stoffa

Tradicional mostra da Fundação Armando Alvares Penteado, a Anual de Arte entra em sua 48ª edição apresentando ao público trabalhos de estudantes que frequentam os cursos da Instituição. A exposição é uma oportunidade para jovens artistas exporem suas produções, muitos pela primeira vez, mas também se constitui como um reflexo da proposta pedagógica de seus cursos, acompanhando as mudanças que circulam pelo mundo afora.

Apesar de muitos dos selecionados frequentarem o curso de artes visuais, a Anual de Arte é aberta a todos que estudam na FAAP. A cada ano, jovens submetem seus trabalhos a uma comissão de seleção interna composta pelos professores da universidade. A atual edição contou com a participação do coordenador do curso de visuais Marcos Moraes, a professora Edilamar Galvão e as artistas Andrea Tavares e Regina Parra. Cerca de 150 trabalhos foram analisados, resultando em 33 escolhidos que o público pode conferir até fevereiro do próximo ano.

Com expografia simples e limpa, dando espaço à circulação de pessoas e oferecendo respiro entre cada obra, chama atenção a linearidade de um critério de seleção, mesmo que as produções escolhidas não passem por um crivo curatorial específico. Trabalhos produzidos a partir do desenho, pintura, gravura, colagem, vídeo, fotografia e objeto promovem uma pluralidade de formas de experimentação. Mas, também, fica evidente a atenção dada para a qualidade visual dos trabalhos, destacando a preocupação com acabamentos e um certo receio com o acaso.

 

Outro destaque é a seção reservada para apresentação dos resultados do programa de residência artística da FAAP na Cité des Arts, em Paris. Para a 48º edição, as artistas Santarosa Barreto (que já figurou nas páginas da seLecT#28) e Katia Fiera expõem o desenvolvimento de suas estadias na capital francesa, além de documentos e registros de processos de pesquisa.

Revelando talentos e apostando em seus alunos, a Anual de Artes se destaca no calendário de exposições da capital paulistana. “Além de privilegiar a experimentação e o potencial criador dos jovens artista, a mostra tem como objetivo dar condições e suporte para visibilidade, inserindo-os no circuito cultural e artístico”, comenta Marcos Moraes.

Serviço
48ª Anual de Arte FAAP
Fundação Armando Alvares Penteado
Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo
Até 12/2/2017
De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, com permanência até às 19h
Tel.: (11) 3662 7198