Soluções inventivas

Ana Carla Fonseca

Publicado em: 07/06/2012

Categoria: Especial Rio+20, Reportagem

Livro analisa como a Copa do Mundo e as Olimpíadas podem alavancar o desenvolvimento social, econômico e cultural das cidades

Economia_criativa

Legenda: O Rio de Janeiro pode se beneficiar das experiências e soluções vivenciadas por outras cinco cidades

Ao longo das duas últimas décadas, várias cidades em diferentes continentes ganharam visibilidade internacional após terem sediado um projeto emblemático, de cunho esportivo (Olimpíadas, Copa do Mundo, Jogos de Inverno) ou cultural (construção de um equipamento convertido em ícone). Muitas vezes associados a objetivos de puro marketing urbano, esses projetos revelam-se impulsionadores de desenvolvimento social, econômico, cultural e turístico, quando submetidos a um olhar mais detido e criterioso sobre os processos que engendram. Analisando em profundidade os processos movidos pela organização da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais, catalisando um debate acerca das oportunidades que serão abertas ao Brasil nos próximos anos, o livro Cidades Criativas, Soluções Inventivas discute o ambiente construído para franquear as formas de parceria público-privada (PPP), os arranjos institucionais, o crescimento de negócios e a mudança de mentalidade que devem permear nossas dinâmicas, se quisermos colocar os grandes projetos a favor das cidades – e não o contrário.

A obra busca também aprendizados por meio da análise de cinco experiências: Olimpíadas de Barcelona 1992, Olimpíadas de Londres 2012, Copa da África do Sul 2010, Museu Guggenheim Bilbao e Bibliotecas-Parque da Colômbia. Os capítulos foram escritos por profissionais envolvidos com os projetos, em seus países de origem. Como as cidadessede, em especial o Rio de Janeiro, poderão beneficiar-se dos grandes projetos e quais as oportunidades franqueadas à economia criativa dessas cidades? É para discutir essa questão fundamental que Cidades Criativas, Soluções Inventivas vem à luz, em versão digital e gratuita. Que venham novos debates!

Cidades Criativas, Soluções Inventivas – O Papel da Copa, das Olimpíadas e dos Museus Internacionais

Edição Garimpo de Soluções e SP Turis, apoio Sesi

Disponível em www. garimpodesolucoes.com.br e www.criaticidades.com.br

Ana Carla Fonseca Reis é assessora para a ONU em economia criativa, economista e Doutora em Urbanismo pela USP

*Publicado originalmente na edição impressa #5.

Leia todas as matérias do Dossiê Rio+20

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.