Surfe Tecnológico

Publicado em: 27/09/2011

Categoria: Da Hora, design

A prancha desenvolvida pela Pukas Surf e pela Tecnalia está aparelhada para os novos desafios do esporte.

Uma prancha com capacidade para analisar a mecânica do surfe promete otimizar os treinamentos e o desempenho dos atletas no mar. A invenção é da fabricante de pranchas Pukas Surf e foi desenvolvida com a fundação de pesquisa Tecnalia. O teste foi feito pelo surfista de elite Aritz Aranburu. Ele caiu na água em San Sebastián, na Espanha, no dia 22 de fevereiro, munido de giroscópio, acelerômetro, GPS, bússola, medidores de flexibilidade e sensores de pressão, tudo embutido em uma prancha.

 Comparada ao Olho de Falcão – sistema de revisão eletrônica utilizado por juízes nos torneios de tênis –, a prancha hi-tech poderá servir para mensurar critérios subjetivos utilizados nas competições. “Quantificar a verticalidade dos giros, a velocidade na cavada, comparar um surfista a outro: está aí a inovação”, afirma Aranburu.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.