#tbt Censura | Autocensura: moralismo contra a arte

Reportagem de Luana Fortes publicada em 2017 analisa episódios de cerceamento à exibição de obras com nudez

Da redação

Publicado em: 20/08/2020

Categoria: #tbt, Destaque

Cena de Interior II (1994), de Adriana Varejão, um dos trabalhos censurados em Queermuseu Foto: Eduardo Ortega)

Na seLecT #37, publicada em dezembro de 2017 e dedicada ao tema Crítica, a jornalista Luana Fortes publicou o texto Censura | Autocensura: moralismo contra a arte, discutindo os episódios de cerceamento que envolviam a exibição de obras com nudez no Distrito Federal, em Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Nesta semana em que um projeto de lei aprovado pela Câmara do DF proíbe exposições que apresentem nudez ou “atentem contra símbolos religiosos, vale ler ou reler a matéria para refletir sobre como podemos resistir a um cenário no qual medidas repressivas estão ganhando cada vez mais força. Reveja clicando aqui. 

Tags: , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.