#tbt Conversa Emanoel Araujo e Jaime Lauriano

No debate promovido em 2017, a assimilação de produções de matriz afro-brasileira no sistema da arte foi o tema de discussão

Da redação

Publicado em: 21/05/2020

Categoria: #tbt, Destaque

Terra Brasilis: Invasão, Etnocídio e Procriação Cultural (2015), de Jaime Lauriano, é desenho feito com giz utilizado em rituais de Umbanda (Foto: Filipe Berndt)

No escopo da edição #36 da revista seLecT, lançada em setembro de 2017 e dedicada ao tema Português (sobre as relações culturais entre Brasil, Portugal e países africanos de língua portuguesa na contemporaneidade) os artistas Emanoel Araujo e Jaime Lauriano participaram de um debate no Itaú Cultural sobre a assimilação da produção artística de matriz afro-brasileira no sistema de arte no Brasil.

Com mediação de Paula Alzugaray, editora da seLecT, Araujo e Lauriano discorreram sobre os desafios de artistas afro-brasileiros em relação às instituições, galerias e curadores e sobre as construções da história da arte no Brasil, ainda racista e eurocêntrica. A abordagem antropológica de exposições dedicadas ao tema também foi problematizada pelos participantes, assim como as assimetrias e hierarquias reiteradas nesses projetos. Assista ou reassista o debate.

 

Tags: , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.