#tbt Crime x castigo

Em 2012, Juliana Monachesi entrevistou o artista Santiago Sierra, discutindo a exploração no mundo do trabalho

Da redação

Publicado em: 12/11/2020

Categoria: #tbt, Destaque

Frame de Los Penetrados (2008), de Santiago Sierra (Foto: Cortesia do artista)

Lançada em outubro de 2012, a edição número oito da revista seLecT abordava o Mundo-Cão: A banda podre da política, da notícia e do entretenimento. Neste número, a jornalista Juliana Monachesi entrevistou o artista Santiago Sierra, conhecido por performances, ações e vídeos em que as mediações de valor do trabalho e as assimetrias de poder são postas em evidência. 

“Sierra sistematizou e escancarou o modus operandi do capital em uma sólida (e controversa) trajetória artística que consiste, em poucas palavras, em contratar mão de obra barata para executar tarefas humilhantes”, escreve Monachesi. Passados mais de 8 anos da entrevista é possível ver a agudização de fenômenos políticos e sociais que precarizam o trabalho internacionalmente, com suas consequências no aumento das desigualdades e concentração do capital. Leia ou releia a entrevista aqui.

Tags: , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.