#tbt Figuras em ação

O revival de imagens em movimento, como gifs e outros formatos surgidos nos anos 1990, era debate na seLecT em 2014

Da redação

Publicado em: 30/04/2020

Categoria: #tbt, Destaque

Frame do GIF Jamboree (After Heinrich Knoblochtzer) (2008), de Saul Chernick (Foto: Divulgação)

Em uma curadoria publicada originalmente na versão iPad da edição #18 da revista seLecT, lançada em junho de 2014, o jornalista e produtor Guilherme Kujawski analisou como as imagem em movimento se popularizaram como ferramentas de produção artística. 

A curadoria Figuras em ação discutia as condições tecnológicas e a estética dos primórdios da internet, além de questões históricas e subjetivas, como o fascínio pelo obsoleto. O pesquisador discorreu sobre os usos dos GIFs a partir de obras de Claus-Christian Carbon e Vera M. Hesslinger, David Szakaly, Saul Chernick, Scott Blake, entre outros nomes que associaram a relação entre história da arte e tecnologia em suportes analógicos e digitais. Veja ou reveja a discussão aqui.

 

Tags: , , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.