#tbt Guerra de Formatos

Em 2011, o professor Sergio Amadeu da Silveira já apontava para as dimensões de controle econômico no mundo digital

Da redação

Publicado em: 08/10/2020

Categoria: #tbt, Destaque

Detalhe de telegrama do Consulado Americano em São Paulo (Foto: Wikileaks)

Lançada em dezembro de 2011, a seLecT #3, dedicada ao tema O futuro do papel, já discutia as reinvenções dos formatos impressos e da arte numa era digital. Nesta edição, o professor Sergio Amadeu da Silveira publicou o texto Guerra de formatos, no qual discute o condicionamento e as incompatibilidades dos diferentes formatos de arquivos digitais, intencionalmente programados  para gerar um controle sobre o consumidor.

Na época, uma alternativa para o arquivamento de textos, planilhas e imagens seria o Open Document Format, que estava em disputa com outros programas desenvolvidos pela Microsoft, em uma tentativa de fidelização de  usuários e controle dos formatos por meio de direitos autorais e propriedade intelectual. Embora a discussão tenha quase dez anos, os debates sobre as dinâmicas de poder no mundo digital seguem mais atuais do que nunca. Leia ou releia aqui. 

Tags: , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.