#tbt Joana Gorjão Henriques

Em entrevista publicada em 2017, a autora cita formas de resistência que passam por padrões estéticos e usos da linguagem

Da redação

Publicado em: 24/09/2020

Categoria: #tbt, Destaque

Retrato de Joana Gorjão Henriques (Foto: Ricardo Maneira)

Na seLecT #36, publicada em 2017 e dedicada ao tema Português (as relações contemporâneas entre Brasil, Portugal e África lusófona), Paula Alzugaray, editora da revista, entrevistou Joana Gorjão Henriques, autora portuguesa, a respeito do livro Racismo em Português – O Lado Esquecido do Colonialismo, que desconstrói a visão heroica e triunfal que os próprios portugueses possuem sobre as expedições coloniais. 

A conversa aborda as consequências do pensamento colonial e as formas de combater essas práticas no pensamento e na cultura atual. A língua, assim, é mencionada na entrevista como uma das formas mais sutis, enraizadas e violentas de colonização de culturas inteiras, em um processo imbricado de racismo e controle. Gorjão cita ainda exemplos de resistência e descolonização que passam pela nossa relação com padrões estéticos e usos da linguagem. Uma pauta que se faz mais e mais urgente. Leia ou releia a entrevista aqui.

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.