Na edição 33 da seLecT, publicada em 2017 e dedicada ao tema Arte e Educação, a editora Paula Alzugaray publicou a reportagem Luis Camnitzer: a arte como forma de pensar, na qual analisa a vontade do artista nascido na Alemanha e criado no Uruguai de devolver à arte sua função de metodologia do conhecimento – a preocupação rege toda sua obra.
Desde os anos 1960, quando realizou um de seus primeiros trabalhos conceituais, This is a Mirror, You are a Written Sentence (1966), Camnitzer tem desenvolvidos obras que recorrem a estratégias micropolíticas para mudar o mundo. “Impondo sutis e pequenas mudanças no corpo a corpo com cada espectador de sua obra, o artista vai fortalecendo seus argumentos para chegar a provocar uma reação em cadeia”, explica Paula Alzugaray no texto.
A poucos dias da abertura do 3º Seminário de Arte e Educação, que terá Camnitzer como um dos palestrantes convidados, vale voltar à reportagem para entender mais sobre o artista que tem em sua produção três engajamentos centrais: a linguagem, a educação e a América Latina. Leia ou releia aqui.