#tbt seLecT #1

Discutindo os limites da ideia de originalidade, edição de 2011 trouxe de Kenneth Goldsmith a Lady Gagaúcha

Da redação

N° Edição: 1

Publicado em: ANO 01, Nº 1, Ago/Set 2011

Categoria: #tbt, Destaque

Foot Stompin, da série ‘Body Mix’ (1991), de Christian Marclay (Foto: Christian Marclay / cortesia Galeria Paula Cooper, Nova York)

Abaixo a originalidade foi o tema da edição #1 da seLecT. As análises, reportagens e críticas da revista, lançada em agosto de 2011, incluem desde apurações sobre os impactos da pirataria até uma entrevista com o poeta e crítico norte-americano Kenneth Goldsmith, fundador do site Ubuweb, formando um mapeamento dos entraves éticos, jurídicos e econômicos da relação entre cópia e original. 

Assim, a própria revista se coloca em questão quando se apropria da capa da Vogue America, com a cantora Lady Gaga clicada por Mario Testino, e recria o cabelo e figurino da artista norte-americana em covers que usam a internet como forma de disseminação de suas performances.

Com a internet […], “uma nova paisagem midiática delineia-se e a seLecT dedica-se a decifrá-la e a participar dela”, diz Paula Alzugaray no editorial. Dez anos depois da publicação, vale cotejar as problematizações propostas com a situação presente – o uso amplo e generalizado das redes para disseminação de informações falsas –, bem como as mudanças iniciadas pela revista em 2021 e suas novas formas de atuação no meio digital. Leia ou releia aqui.

Capa da seLecT #1

Tags: , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.